24/06/2020 às 18h42min - Atualizada em 25/06/2020 às 00h01min

Robôs (drones terrestres) farão touchless delivery na luta contra a Covid-19

A solução será implantada em condomínios no Rio de Janeiro durante o período de confinamento da população

DINO
https://myviewdrones.com/
Drone terrestre MyView, DHL e Unike


A crise gerada pelo coronavírus mudou a dinâmica socioeconômica do planeta, tanto empresas como indivíduos foram obrigados a se adaptar a uma nova realidade e diversos tipos de serviços foram afetados. Com isso, algumas soluções, por mais seguras que pareçam, estão sendo revistas e melhoradas para oferecer ainda mais segurança à população, como é o caso dos serviços de delivery.

Nesse cenário, a DHL Supply Chain e a Unike Technologies se juntaram a MyView, especializada em automação de drones, unindo forças para desenvolverem um projeto, baseado em inteligência artificial, para atuar na linha de frente do combate ao coronavírus, além de acenar para o futuro das entregas em domicílio.

O MyView D4 Touchless Delivery realizará entregas por veículo terrestre autônomo em condomínios, sem contato humano, um conceito global batizado touch-less delivery (entrega sem contato), criado pela necessidade do combate à disseminação da Covid-19 em todo o mundo. Os veículos remotos serão embarcados com a tecnologia Unike, de reconhecimento facial, para que a entrega seja feita de forma segura e sem contato humano.

O projeto parte do princípio fundamental de manter o distanciamento social entre o entregador e o consumidor, em alinhamento com as recomendações da OMS, conforme o seguinte passo a passo:

1) O transporte do produto, adquirido via internet, ocorre da forma usual (moto, bike, carro etc.) da loja em que foi expedido até a portaria do condomínio.

2) A entrega do produto ao consumidor é realizada por um robô autônomo, movido por geolocalização e conduzido por inteligência artificial, entre a portaria do condomínio e a casa do cliente.

"Desta forma, garantimos que não haja contato do comprador do produto com o entregador ou com o funcionário da portaria", explica Thiago Calvet, CEO da MyView, empresa criadora e operadora do robô autônomo.

"Embarcar uma tecnologia de identificação touchless nesse projeto trará além do benefício da segurança, fundamental em entregas específicas como de medicamentos, uma melhor experiência para o receptor que não precisará se preocupar com senhas, autenticações etc.", acrescentou André Barretto, CEO da Unike Technologies.

O projeto conta com a expertise e mentoria da DHL Supply Chain, líder mundial em armazenagem e distribuição, e da Unike Technologies, especializada em software e conexão de resultados, e foi lançado, no início de junho, em dois condomínios da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

"Para trazer novas soluções, temos nos aproximado de startups e fornecedores inovadores, e este projeto demonstrou grande importância e aplicabilidade para o momento que estamos vivendo. Auxiliamos na formatação geral do projeto e, principalmente, prestamos consultoria logística acerca dos principais desafios do last mile no Brasil e na América Latina. Vemos um grande potencial para a distribuição de e-commerce de forma geral que deve crescer ainda mais pela necessidade do distanciamento social. Além da ausência do contato humano, o reconhecimento facial é outro fator chave deste projeto, pois propicia uma maior segurança da carga", afirma Eduardo Nogueira, vice-presidente e head de inovação da DHL Supply Chain Brasil.

As entregas piloto serão realizadas durante o período de isolamento social devido à pandemia da Covid-19, com o objetivo de oferecer serviço regular de entregas automatizadas touchless ao mercado de last mile delivery em algumas das principais cidades da América Latina, em um futuro próximo.



Website: https://myviewdrones.com/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp