A crise causada pelo novo Coronavírus trouxe um grande desafio aos empreendedores. Segundo levantamento realizado pelo SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às micro e pequenas empresas, ao menos 600 mil micro e pequenas empresas fecharam as portas até então, causando a demissão de 9 milhões de funcionários.
Além disso, ainda citando dados do estudo anterior, foi possível constatar que para se reinventar, os empreendedores precisaram pedir ajuda: 30% recorreram a empréstimos para conseguir iniciar mudanças e otimizações.
“A crise é um momento em que algumas consolidações acabam acontecendo, pois negócios e setores se transformam. Aqueles que estão mais preparados sobrevivem de uma maneira melhor, afinal, é preciso cortar custos e otimizar investimentos. Atos que podem refletir em um futuro mais promissor, inclusive”, diz Carlos Leão, CEO da Odontoclinic.
Apoio especializado
Nesse cenário, ser um franqueado é sinônimo de apoio e forte parceria com a franqueadora, ao menos para os que possuem contato com a Odontoclinic. Tendo em vista a pandemia e seus desdobramentos, a gestão tomou medidas importantes para apoiar todos os franqueados.
O primeiro passo foi trabalhar a comunicação. "A primeira medida que tomamos foi ser o mais transparente possível com a rede, comunicando todas as medidas de forma simples e ágil, com o objetivo de diminuir ao máximo os ruídos”, comenta Carlos. Além disso, a Odontoclinic entende que o contato e as atualizações sobre o cenário ajudam a traduzir quais atitudes devem ser tomadas.
“Nossa equipe tem realizado muitas lives que abordam o assunto. Queremos todos informados e esse é um trabalho diário. Separamos temas relevantes que podem ajudar a contornar a crise com planejamento financeiro e também ações que podem minimizar a inadimplência”, comenta.
Além disso, todos os dias a equipe de consultoria da Odontoclinic se coloca a postos para fazer um follow com os proprietários de unidade. “Todos estão trabalhando home office, mas isso não atrapalha nossa comunicação. Estamos presentes sempre: por ligação, vídeo e e-mail”, complementa.
Modificando o necessário
A Odontoclinic logo pensou na melhor maneira de fazer com que tudo continuasse funcionando para repassar aos seus franqueados. “Criamos e adaptamos protocolos para que a rede trabalhe de forma segura. Estamos cuidando de tudo: dos colaboradores a clientes”, comenta.
Carlos finaliza dizendo que a troca entre franquia e franqueado é excelente. “Todos os nossos franqueados estão de acordo como seguimos. Tudo é conversado e pensado em conjunto. Estamos com as clínicas fechadas no momento, não queremos expor ninguém ao vírus. Contatos emergenciais estão sendo analisados caso a caso”, diz.
Pensamento 360
O empreendedorismo precisa andar lado a lado com a odontologia para que um profissional da saúde tenha sucesso. Pensando nisso, uma franquia pode ser a resposta para diferentes situações.
Com mais de 200 clínicas em todo o Brasil, contando com mais de 2500 profissionais da área, a Odontoclinic apoia futuros franqueados em diferentes pilares: de estratégias de divulgação à implantação do consultório. Neste momento, não seria diferente. Saiba mais: https://www.franquiaodontoclinic.com.br/