10/06/2020 às 18h38min - Atualizada em 11/06/2020 às 00h00min

Alta carga horária em home office pode ser prejudicial para a coluna

O reflexo da covid-19 nos países alterou o modelo de trabalho de diversas companhias, surgindo a necessidade de implementação do home office para suprir as demandas em meio ao isolamento social.

DINO
https://smcare.com.br/clinica-para-fisioterapia-itaim-bibi/


A pandemia causada pelo novo coronavírus fez com que o mundo mudasse. O reflexo da covid-19 nos países alterou o modelo de trabalho de diversas companhias, surgindo a necessidade de implementação do home office para suprir as demandas em meio ao isolamento social.

Contudo, a mudança repentina na rotina tornou difícil a adaptação de milhares de colaboradores, que, além de continuarem com uma alta demanda de trabalho em casa, também sentem as consequências físicas e mentais da substituição de um escritório para uma mesa de jantar, por exemplo.

Trabalhar durante o surto mundial de uma doença não é algo de fácil adaptação, visto que, devido às incertezas e à cobrança por produtividade, a saúde mental é prejudicada, o que também é refletido em dores físicas. Fatores como ambiente de trabalho inadequado e ansiedade são os principais causadores de problemas na coluna no dia a dia, levando à necessidade da busca por tratamentos com profissionais qualificados.

Como minimizar os danos à coluna causados pelo home office

Uma pesquisa realizada pelo Hospital das Clínicas de São Paulo apontou que quatro em cada dez pessoas possuem problemas de dor nas costas relacionados, em sua maioria, à postura inadequada, excesso de peso, tensão jogada na coluna e estruturas de trabalho impróprias.

Ao persistir o incômodo, a procura por profissionais de fisioterapia é recomendada a fim de diagnosticar a causa e a gravidade da condição para iniciar os tratamentos necessários, em conjunto com mudanças de hábitos, que incluem a correção da postura e a reestruturação do ambiente de trabalho.

Além da escolha do espaço apropriado para o home office, durante o expediente, é fundamental que sejam estabelecidas pausas, a fim de incentivar a movimentação e o descanso dos músculos, que, muitas vezes, ficam tensos durante a execução de tarefas, bem como o ajuste da tela do computador, cadeira e mesa utilizadas para auxiliar na postura adequada.

Como resultado de uma carga horária alta de exposição ao computador, sentado na mesma posição por longos períodos, o colaborador pode sofrer algumas lesões e dores nas costas, sendo necessário adicionar a prática de alongamentos à rotina. O exercício, por sua vez, deve ser feito de forma leve, com respiração profunda, durante 20 segundos em cada posição do alongamento.

A importância de visitas periódicas ao fisioterapeuta

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, a lombalgia, também conhecida como dor nas costas, foi a doença responsável pelo maior número de brasileiros afastados do trabalho, com mais de 83 mil casos no ano. A lombalgia pode afetar a vida pessoal e profissional de diversas pessoas, gerando impactos socioeconômicos, pessoais e ocupacionais, já que interfere na qualidade de vida de milhares de indivíduos.

As mudanças na rotina são fundamentais para manter uma boa postura, evitando problemas na coluna e outras adversidades futuras. Entretanto, é preciso realizar um acompanhamento com profissionais de fisioterapia, como os da SM Care, que atendem os principais serviços de fisioterapia ATM e Buco Maxilo Facial, respiratória, traumatológica, reumatológica, dermatofuncional e ortopédica.

Por meio da reabilitação do paciente, é possível prevenir condições como dor nas costas e em outras partes do corpo, desconforto, sensação de cansaço e improdutividade no trabalho, bem como problemas mais graves, que podem afetar o estado emocional de muitas pessoas.

A SM Care prioriza o bem-estar e a qualidade de vida, principalmente em relação às condições de trabalho remoto, oferecendo diversos serviços de fisioterapia em Itaim Bibi , como drenagens linfáticas e pilates, acupuntura e outras opções que são oferecidas de acordo com a necessidade do paciente, contando com o auxílio de profissionais qualificados.



Website: https://smcare.com.br/clinica-para-fisioterapia-itaim-bibi/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp