Os pescadores da Colônia de Pesca Z-33 de Balneário Rincão estão comemorando até o momento a safra da tainha. Nesta temporada já foram capturadas mais de 30 toneladas do peixe desde o dia 1º de maio. A expectativa é ultrapassar o número pescado em 2019, ou seja, mais de 50 toneladas.
Conforme o presidente da Colônia de Pesca Z-33, João Piccolo, a chegada do frio ao Sul catarinense ajudou os pescadores. “Até o momento estamos comemorando a safra, pois ainda temos o mês de junho e até mesmo julho. Em 2019, começamos retirar as tainhas do mar apenas em junho e neste ano conseguimos antecipar para maio”, comenta. “No último fim de semana conseguimos capturar mais duas toneladas”, completa.
Apesar da boa safra, os pescadores estão com problemas no seguro-defeso que é um auxílio direcionado especialmente aos trabalhadores que vivem da pesca artesanal. O pagamento é concedido aos pescadores que, durante o período de defeso, precisam parar suas atividades para a preservação das espécies. “São 100 pescadores que ainda não receberam os valores de janeiro e fevereiro e isso é complicado, outros já começaram a receber as parcelas”, finaliza.