Desde que o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC) voltou a atender presencialmente, no dia 05/05, o processo de emissão da Carteira de Habilitação (CNH) está mais rápido. O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) desenvolveu uma melhoria no sistema que permite o envio das habilitações para impressão de forma virtual. Antes a gráfica responsável precisava aguardar a chegada de malotes físicos que eram enviados pelas unidades regionais do Detran.
Com essa mudança, Detran e Ciasc conseguiram uma redução significativa do prazo que o cidadão precisa aguardar pela chegada da sua CNH. A queda no tempo de espera para quem está renovando o documento chega a 68%, diminuindo de 28 para 9 dias.
Com percentuais de queda próximos a 62%, o prazo de emissão para a CNH definitiva reduziu de 21 para 8 dias, e para a 2ª via da CNH o tempo de espera caiu de 18 para 7 dias.
Para realizar essa mudança, o fluxo de envio de documentos foi alterado. Antes as Ciretrans (Circunscrição Regional de Trânsito) encaminhavam a versão física dos documentos relacionados ao pedido da nova CNH por malote. Agora todos os documentos são enviados em formato eletrônico.
Mesmo com a redução do tempo de entrega, vale lembrar que os condutores podem acessar instantaneamente a sua CNH em formato digital, usando o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível para Android e iPhone.
As unidades do Detran seguem funcionando com atendimento presencial, exclusivamente com horários agendados online, para evitar aglomeração durante o período da pandemia do Covid-19. O serviço de agendamento online é mais uma nova funcionalidade que surge da parceria entre Detran e Ciasc.
Quem precisa apenas retirar um documento agora tem horários de agendamento separados dos demais serviços, já que o tempo necessário para isso é menor. Isso permite que o cidadão que precisa apenas ir buscar sua carteira de habilitação tenha maior disponibilidade de horários.