01/06/2020 às 08h22min - Atualizada em 01/06/2020 às 08h22min

​Secretaria de Saúde e Fundação do Meio Ambiente de Cocal do Sul chamam atenção para descarte correto de materiais para evitar acidentes

Em época de pandemia máscaras e luvas também exigem atenção para evitar contaminação

Antonio Roseng - 87 News
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cocal do Sul
A Fundação do Meio Ambiente de Cocal do Sul (FUNDAC) e Secretaria de Saúde alertam para correto descarte de materiais como vidro, luvas e máscaras. O descarte incorreto de vidros vem provocando acidentes. Há preocupação dos órgão é também com o correto descarte das máscaras e luvas.

A mal condicionamento de vidros e outros objetos cortantes na hora de descarta-los vêm causando acidentes de trabalho aos colaboradores que fazem a coleta de lixo em Cocal do Sul. Segundo técnico de segurança do trabalho da prefeitura de Cocal do Sul, Nazareno Borges, a cada dois dias acontece um pequeno acidente. “Pelo menos um cortezinho acontece”, revela o técnico que pede cuidado por parte da população na hora de embalar e colocar no lixo.

Os relatos de pequenos acidentes são constantes. Em 2020 foram registrados três Comunicado de Acidente de Trabalho (CATs), colocando o vidro como o “grande problema”, afirma Nazareno.
 
Mascaras e Luvas
 
Outro descarta que precisa de atenção por parte da população são as máscaras e luvas descartáveis, usados com frequência na prevenção ao COVID-19. A recomendação é que o descarte pode ser feito no lixo comum, porém, é recomendado armazenar em um saco plástico, em um lixo fechado. “É recomenda que as máscaras devem ser retiradas tocando apenas o lado de fora”, avisa fiscal da vigilância sanitária, Mário Lúcio de Melo. A mesma recomendação serve para as luvas, onde deve-se retirar-se pela ponta dos dedos e colocar em um saco plástico antes de depositar no saco fechado. O descarte incorreto pode trazer risco as famílias que trabalhem com material reciclado, pelo contato com o material possivelmente contaminado.

A FUNDAC lembra que mascaras não podem ser descartadas em via públicas, ocasionalmente é encontrada, já que se trata de crime ambiental. “Máscaras e luvas não são resíduos recicláveis e devem ser destinados corretamente. Quem for flagrado descartando esse tipo de material em vias públicas pode ser autuado, pois trata-se de crime ambiental”, lembra diretor da FUNDAC, Felipe Pacheco.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp