28/05/2020 às 12h46min - Atualizada em 28/05/2020 às 12h46min

Como superar 10 crises no relacionamento

- 87 News
Revista Glamour

Se seu relacionamento é normal, volta e meia aparece uma pedra maior ou menor pelo caminho. Calma, isso não quer dizer que não é possível melhorar ou que o relacionamento está fadado ao fracasso. “Ainda não temos o grau necessário de compaixão e altruísmo que um relacionamento perfeito exige”, diz a psicóloga e coach de relacionamento Elisângela Lima. Por mais amor, paixão e cumplicidade que existam entre o casal, ainda assim aparecerão frustrações que vêm de dois mundos imperfeitos vivendo uma relação subjetiva.

Crises podem ser revertidas quando os dois conhecem e vivem suas individualidades e, o mais importante, respeitam a do outro. “Quanto maior o tempo de relacionamento, maior podem ser os ciclos viciosos de comportamentos e, consequentemente, menor a vontade de corrigi-los”, explica Elisângela.

Portanto, não espere nem mais um dia pra enfrentar aquele elefante branco que se instalou de mala e cuia na sua sala. Partindo do pressuposto que existe afeto, a crise pode funcionar como uma mola propulsora na evolução do relacionamento, basta que ela seja vivenciada com lucidez e alinhamento de pensamentos.

Veja quais são as crises mais comuns na maioria dos relacionamentos e as dicas da psicóloga para superar cada uma delas.

Rotina

Se tem um relacionamento amoroso longo com convivência diária que nunca caiu na rotina, é preciso que os cientistas o estudem. O dia a dia pesado e corrido faz com que as pessoas entrem no piloto automático até mesmo no amor. Para evitá-la, a melhor saída é que cada um tenha sua individualidade e busque realizações pessoais. A consequência será cada um trazendo algo novo e feliz pra dentro de casa.

Brigas com ofensas 

Casal que briga muito corre o risco de no calor do momento falar mais do que deveria. Ao se sentir machucado, a reação mais comum é machucar o outro e palavras ditas não têm como serem retiradas. Pra evitar chegar nesse ponto, a comunicação deve ser aberta sempre. Sabe a famosa DR? Pode parecer um saco, mas de vez em quando é preciso parar e alinhar os desejos e sensações em relação ao outro. “Uma vez que as desavenças são internalizadas, é possível que haja uma explosão de sentimentos, causando brigas irreversíveis”, acredita Elisângela.

Sexo cai na mesmice

Sexo bom depende da segurança e do amor próprio de cada um dos envolvidos. Por isso, cuidar da aparência e da saúde é até mais importante pra cada um se soltar na cama do que para o outro admirar. Além disso, elogios frequentes de um para o outro são fundamentais pra se sentir desejado. Tirando isso, cada casal precisa conhecer os gostos do outro e, pra isso, é preciso conversar sobre sexo. E não só na hora do sexo.

Planos diferentes para o futuro

Tarefa de casa: crie junto com o seu parceiro uma linha do tempo contendo todos os objetivos pessoais e familiares de cada um. Conversem sobre esses objetivos e entendam porque eles são importantes pra cada um. Depois, façam uma lista com os objetivos que são comuns aos dois, elegendo prioridades e definindo um plano de ação com prazos para celebrarem cada realização. Assim, desarmados, os desejos individuais podem até se tornar desejos comuns.

Falta de dinheiro 

Ficar sem grana é crise na certa. Seja sozinho ou em família. Como todo mundo está sujeito a perder o emprego ou mesmo decidir ganhar menos pra ser mais feliz na carreira, é preciso se programar logo no começo da vida a dois. O ideal é que cada um tenha uma independência financeira e se responsabilize por parte do orçamento doméstico. É fundamental que os dois se comprometam a guardar dinheiro quando tudo está bem, pra ser utilizado em um momento de emergência. Se a bomba estourar, vocês terão um tempo de tranquilidade até acertarem as finanças novamente.

Insegurança e ciúmes

Geralmente esses sentimentos estão em quem os sente e não dependem das ações do outro. Por isso, é preciso se conhecer e dar um up na autoestima. A meditação é um santo remédio pra apaziguar mentes cheias de pensamentos muitas vezes fantasiosos. Ela neutraliza pensamentos negativos e ajuda a entrar em contato com os sentimentos mais escondidos.

Traição

Quase todo mundo já parou para pensar se perdoaria ou não uma traição, mas a verdade é que só estando na situação pra enxergar cada ponto e decidir se aquele relacionamento vale a pena ou não. Se a resposta for “sim”, é hora de ter muita paciência, transparência e, o mais importante, vontade, pra criar uma nova base para o relacionamento. Porque depois da deslealdade vem uma enxurrada de sentimentos, como mágoa, desilusão e até mesmo ódio. Deve-se encará-los de frente e conversar sobre cada um pra ver se eles diminuem.

Diferenças em relação à criação dos filhos

Não tem jeito, cada um vem de uma família diferente, com criações diferentes e, consequentemente, maneiras diferentes de cuidar dos filhos. “O importante é haver um desejo sincero de entender a forma de pensar do outro, fazendo um balanço em conjunto sobre ganhos e perdas de cada caminho”, acredita a psicóloga.

Relação complicada com a família ou amigos do outro 

Sabe aquela história de respeitar pra ser respeitado? Pense como gostaria que o seu companheiro tratasse a sua família e faça o mesmo com a família dele. A convivência não é de amizade? Também não precisa ser de ofensas e brigas. A escolha das amizades também precisa ser respeitada. Tente fazer parte da turma pelo menos de vez em quando. Você não precisa ter um grupo de whatsapp com as mulheres dos melhores amigos dele, mas seja simpática e receptiva nos encontros sociais.

Ritmo de vida diferente

Você adora dançar até o sol nascer e ele prefere uma maratona de seriados pra passar o fim de semana? Não tem terreno melhor pra vocês crescerem e praticarem o altruísmo e a negociação. Que tal revezar: cada fim de semana um decide os planos? E um ou outro também pode ser destinado a cada um fazer o que der vontade. Basta ter confiança e sentimentos sinceros entre o casal pra isso dar certo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp