23/05/2020 às 13h14min - Atualizada em 23/05/2020 às 13h14min

Servidores e vereadores da Câmara se mobilizam em prol do Hemosc

O número de doações têm sido abaixo do esperado por conta da pandemia causada pelo coronavírus

- 87 News
TNSUL

Em meio à pandemia do novo coronavírus, muitos setores tem sentido o impacto do isolamento social. O mesmo acontece no Hemosc, Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina, em Criciúma, que busca doadores de sangue para suprir as demandas nos hospitais da cidade.

No Legislativo, servidores e vereadores se uniram pela causa e formaram equipes que, nesta sexta-feira (22/05), fizeram doações. Por conta da pandemia, os doadores comparecem ao Hemosc com horário marcado, evitando aglomerações.

Segundo a responsável pelo setor de captação do Hemocentro, Maria Regina Boteon Buttner, a maior necessidade é para os tipos A e O. “Estamos trabalhando com muito cuidado, com doações em horário agendando para que tenhamos controle do número de pessoas aqui dentro, evitando sempre aglomeração”, afirmou.

A queda no número de doações, segundo Maria, diz respeito ao medo que as pessoas têm em relação ao contágio da COVID-19. “Nós precisamos de doações, existem os tipos mais urgentes, mas todo tipo sanguíneo é bem-vindo. As pessoas estão com medo de doar, mas estamos tomando todas as medidas de higienização, e garantindo a segurança de doadores e colaboradores”, completou.

Quem pode doar

Estão aptos a fazer doação, pessoas com idade entre 16 e 69 anos. Os que ainda não atingiram maioridade precisam estar acompanhados por um responsável legal. É necessário estar saudável, pesar mais de 50kg e se apresentar bem alimentado, com um lanche leve no dia da doação. O Hemosc lembra ainda a necessidade de o doador apresentar documento de identificação.

Para agendamento de doações ou dúvidas o contato é o 3444-7410 ou 3444-7414. O Hemosc está localizado na Avenida Centenário, nº 1700, no Bairro Santa Bárbara.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp