20/05/2020 às 15h51min - Atualizada em 21/05/2020 às 00h00min

ABES-SP debaterá nesta sexta (22) em webinar gratuito sobre COVID-19 e os resíduos gerados em domicílio

Evento reunirá diversos especialistas para discutir o tema e visa fomentar o conhecimento, informando sobre a doença, e formular proposta de encaminhamentos para a elaboração de um protocolo nacional sobre os cuidados com este tipo de resíduo. Realização faz parte da série ABES Conecta, que disponibiliza conteúdos qualificados em webinares gratuitos e atividades pagas, como cursos e palestras online.

DINO
http://www.abes-dn.org.br


Nesta sexta-feira, dia 22 de maio, às 9h, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES Seção São Paulo (ABES-SP) reunirá em um webinar gratuito do programa ABES Conecta diversos especialistas para debater a gestão segura dos resíduos domiciliares de pessoas com COVID-19 (resíduos da COVID-19).
O tema é crucial durante a pandemia, uma vez que a matriz dos resíduos infectantes mudou e uma significativa parcela desses resíduos passam a ser gerados dentro dos domicílios (confira abaixo a programação completa). As inscrições podem ser feitas neste link: https://bit.ly/2AHZWAZ.

A iniciativa vai ao encontro do Guia de Recomendação para Gerenciamento de Resíduos Domiciliares de Pessoas com COVID-19, lançado pela Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-SP, em parceria com a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo- USP e a ABNT/CEE-129 - Comissão de Estudo Especial de Resíduos de Serviços de Saúde, em abril. Acesse o documento neste link: http://abes-sp.org.br/arquivos/gerencimento_residuos_covid19.pdf.

O evento online, que tem como objetivo fomentar o conhecimento sobre esse tema, informando sobre a COVID-19 e formular proposta de encaminhamentos para a elaboração de um protocolo nacional sobre os cuidados com resíduos da COVID-19 no domicílio, é mais um da série ABES Conecta, responsável por disponibilizar conteúdos qualificados, com acesso de onde estiver por meio do computador ou do celular.

Evento gratuito. Inscrições neste link: https://www.eventials.com/abesdn/abes-conecta-covid-19-e-os-residuos-gerados-no-domicilio/

Receberá certificado o participante que permanecer no mínimo 75% do tempo integral de exibição do webinar. O prazo para envio do certificado ao participante é de 7 dias úteis.

Programação
Abertura: Roseane Maria Garcia Lopes de Souza - ABES-SP

9h - 9h40 MESA REDONDA I - CORONAVIRUS E COVID-19, RISCOS, CLASSIFICAÇÃO DE RISCO DO VÍRUS, MODO DE TRANSMISSÃO, NOTIFICAÇÃO E TESTAGEM
Profª. Drª. Ana Freitas Ribeiro - Instituto de Infectologia Emílio Ribas
Prof. Dr. Paulo Saldiva - Faculdade de Medicina da USP
Prof. Dr. Mário Russo: Ministério do Ambiente no Grupo de Apoio à Gestão de Resíduos e da Comissão de Eng. Sanitária da Ordem dos Engenheiros de Portugal
Moderadora: Drª. Telma de Cássia dos Santos Nery - Comitê Executivo do Capítulo Latino Americano e Caribe da International Society for Environmental Epidemiology (ISEE)

9h40 - 10h50 MESA REDONDA II -PROPOSTAS PARA O GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DOMICILIARES DE PESSOAS COM COVID-19

Drª. Gizele Leal- Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais - CRF-MG
Profª. Drª. Angela Maria Magosso Takayanagui - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES e Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - USP - Ribeirão Preto
Drª. Karina Fonseca de Souza Leite - Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto - SP
Drª. Andria Carneiro Vieira - Subsecretaria de Vigilância à Saúde - SVS - do Distrito Federal
Drª. Cláudia Lins Lima - Confederação Nacional dos Municípios - CNM
Dr. João Gianesi Netto - Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública -ABLP

Moderador: Dr. Juan Carlos Becerra Ligos - SINCOFARMA - Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo.

10h50 - A prática recomendada para o gerenciamento para o gerenciamento dos resíduos domiciliares de pessoas com covid-19
Dr. Cláudio Guerreiro - Gerente de Normalização Nacional da ABNT


Sobre a ABES

Completando em junho 54 anos de atuação pelo saneamento e meio ambiente no Brasil, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES reúne em seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

ABES, há 54 anos trabalhando pelo saneamento e pela qualidade de vida no Brasil.



Website: http://www.abes-dn.org.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp