Na primeira quinzena de maio, o Ministério da Saúde brasileiro divulgou que cerca de 30 mil profissionais da saúde, na linha de frente no combate ao novo coronavírus, já haviam sido infectados pela doença desde o início da pandemia no país. Com todo esse cenário que se expande, mais regiões começam a ser afetadas e, profissionais de todo o país, buscam auxílio para arrecadação de materiais básicos de proteção e higienização.
O estado de São Paulo segue como um dos epicentros da pandemia da COVID-19. 69,6% de seus municípios possuem casos confirmados da doença. É o caso da cidade de Ribeirão Preto, 14ª na lista de números de pessoas infectadas, onde fica um dos principais centros de saúde do estado, o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP).
Todos os recursos humanos, materiais e equipamentos disponíveis do HC da USP foram mobilizados para prestar assistência aos pacientes acometidos com o novo coronavírus. Mesmo com todos os cuidados necessários, desde que se iniciaram os primeiros casos confirmados na cidade, 59 funcionários do hospital já foram infectados.
Por essa e outras razões, o HC lançou a campanha "Todos pelo HCRP na luta contra a COVID-19", que busca arrecadar recursos e destiná-los para a compra de materiais essenciais aos profissionais e pacientes do hospital — tais quais máscaras, luvas e óculos de proteção, álcool em gel, dentro outras necessidades.
Em parceria com a startup de inovação tributária Incentiv.me, que lançou o programa "CovidZero", o Hospital das Clínicas de São Paulo quer arrecadar com a campanha a quantia de dinheiro necessária para manter os materiais de prevenção disponíveis durante a pandemia. Qualquer pessoa pode contribuir com o projeto através da plataforma da Incentiv por meio de boleto bancário ou cartão de crédito.
Como funciona?
Basta acessar o link do projeto para entender melhor as necessidades do Hospital. Após isso, clicar em "Incentivar projeto" - botão à direita da página, pode ser decidido o valor a ser doado. A página seguinte pedirá um pequeno cadastro para confirmação da contribuição e pronto. Todos podem acompanhar como andam as arrecadações e divulgar para que outras pessoas possam ajudar também.