13/05/2020 às 13h10min - Atualizada em 13/05/2020 às 13h33min

Postura correta pode ser um dos fatores para evitar dores nas costas

Um dos principais problemas de saúde corporais, que causa dores e leva inúmeras pessoas aos consultórios médicos e às clínicas de fisioterapia, é a dor nas costas, atribuída, muitas vezes, à postura errada

DINO
http://smcare.com.br/


É comum que, na era atual, seja uma realidade a carga horária longa de trabalho, ou a rotina do dia a dia que expõe indivíduos a posições repetidas ou fixas durante um bom tempo. Um exemplo disso é quando um indivíduo permanece na mesma posição em frente ao computador por um longo período de tempo, podendo vir a sofrer problemas relacionados à coluna.

Um dos principais problemas de saúde corporais, que causa dores e leva inúmeras pessoas aos consultórios médicos e às clínicas de fisioterapia, é a dor nas costas, atribuída, muitas vezes, à postura errada (que costuma passar despercebida no dia a dia).

Ainda que as dores na coluna possam ter outras origens, como problemas no intestino, no estômago e até mesmo nos pulmões, a postura incorreta continua sendo apontada como a principal causa para os incômodos.

Alinhamento postural é muito importante para o corpo

Algumas partes do corpo podem sofrer sobrecargas, de forma inadequada, em decorrência do mau alinhamento postural. Quando um músculo passa muito tempo contraído, visando à manutenção da postura, acaba sendo afetado por dores, que podem se tornar cada vez mais frequentes ou agudas.

Existem formas de melhorar a postura corporal e de lidar com as dores nas costas, entre elas, as mais indicadas pelos especialistas são:

- Ao andar, manter os ombros voltados para trás, de forma harmônica (sem exagerar), e manter a barriga para dentro, de preferência com o abdômen contraído. O queixo deve estar sempre paralelo ao chão, nunca voltado para baixo.

- Ao se deitar, manter uma almofada entre as pernas (quando de lado), para que o quadril permaneça na altura correta e não cause alteração nas costas a longo prazo.

- Ao se sentar em uma cadeira reta, é aconselhável criar um apoio para a lombar. Para isso, basta enrolar uma toalha de tamanho médio e ajustá-la na lombar. Dessa forma, a curvatura anatômica das costas é mantida, e a lombar não fica sobrecarregada.

- Para quem trabalha sentado em frente ao computador todos os dias, o ideal é criar lembretes para a correção da postura, como um adesivo que fique à vista ou alarme no celular.

- A prática de esportes ou exercícios físicos, principalmente os que fortalecem e tonificam os músculos da coluna, é muito importante para o combate à dor. O Yoga é uma das opções, assim como treinos em academias, natação e exercícios realizados por fisioterapeutas em clínicas de fisioterapia especializadas.

Clínicas de fisioterapia

A melhor forma de fazer um diagnóstico mais correto e encontrar os melhores tratamentos para dor nas costas é por meio de uma avaliação completa em clínicas de fisioterapia que possuam profissionais capacitados. Apenas um fisioterapeuta formado possui as habilidades e conhecimentos necessários para tratar problemas de postura.

Além de auxiliar com fatores físicos, os tratamentos realizados em clínicas de fisioterapia ajudam a devolver autoconfiança e conforto ao paciente por meio de uma postura mais correta.

A SM Care é uma clínica de fisioterapia de São Paulo, que está equipada com tudo o que é preciso para tratar dores e problemas similares, como lesões.

Contar com pessoal especializado, ao sentir dores nas costas, é crucial para encontrar o tratamento mais adequado. Tendo isso em vista, ao navegar pelo site da SM Care, é possível conhecer mais sobre a equipe de profissionais, os serviços disponíveis e as metodologias adotadas nos tratamentos.



Website: http://smcare.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp