03/07/2019 às 06h57min - Atualizada em 03/07/2019 às 06h57min

Ministério da Saúde confirma que estoque de vacina está baixo.

Vacina contra Raiva.

Ricardo Strauss

Problemas de entrega do fornecedor contratado pelo Ministério da Saúde levaram a falta de soro antirrábico no país, cuja distribuição está sendo racionada.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, devido a “reprogramações dos cronogramas e pendências de entrega pelo laboratório produtor, o soro antirrábico humano tem sido distribuído aos estados de forma parcial”. Um dos critérios de distribuição, diz a pasta, é avaliação dos estoques disponíveis.

 

Diante da escassez do insumo, o ministério informou que tem reforçado com os estados a necessidade do uso racional dos soros. A pasta informou que deve assinar contrato com o Instituto Butantan nos próximos dias, “que irá ampliar a produção do soro para atender a demanda dos estados a partir de agosto”. Procurado, o Butantan não soube confirmar ontem se há de fato essa tratativa.

 

A veterinária Marilu Martins Gioso explica que, quando um ser humano é arranhado ou mordido por um animal suspeito de ter raiva, ele é encaminhado imediatamente para atendimento em posto de saúde.

 

“O animal sob suspeita da doença tem que ficar isolado de outros, sob observação por dez dias”, afirmou. Se não apresentar sintomas de raiva, é liberado. A veterinária explicou ainda que a confirmação da raiva se dá por exames específicos.

 

ENTENDA A DOENÇA DA RAIVA

 

O que é

 

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%

 

Como é transmitida

 

Pela saliva de animais infectados, como cães, gatos e morcegos, principalmente por mordedura, mas também por arranhadura

 

Tratamento

 

O paciente deverá procurar assistência médica imediata em unidade de saúde para ser medicado. Quanto ao ferimento, deve-se lavar abundantemente com água e sabão e aplicar produto antisséptico

 

Sintomas

 

Duram de 2 a 10 dias e são: mal-estar geral; pequeno aumento de temperatura; anorexia; cefaleia; náuseas; dor de garganta; entorpecimento; irritabilidade; inquietude; sensação de angústia.

 

Complicações

 

Se não for tratada, a infecção da raiva progride, evoluindo para sintomas mais graves e complicados, como: ansiedade e hiperexcitabilidade crescentes; febre; delírios; espasmos musculares involuntários, generalizados, e/ou convulsões. Os espasmos musculares evoluem para quadro de paralisia, levando a alterações cardiorrespiratórias, retenção urinária e prisão de ventre


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp