03/07/2019 às 06h12min - Atualizada em 03/07/2019 às 06h12min

6.471 caixas de remédios para ansiedade são vendidas por hora no Brasil.

1,4 bilhões de comprimidos por ano.

Ricardo Strauss

Os brasileiros compraram em 2018 mais de 56,6 milhões de caixas de medicamentos para ansiedade e para dormir — cerca de 6.471 caixas vendidas por hora; ou aproximadamente 1,4 bilhão de comprimidos em um ano.

 

Os números do SNGPC (Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados) foram obtidos, junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).


 

Um levantamento de oito princípios ativos que estão entre os mais prescritos pelos médicos. Os números se referem a apenas o que foi vendido em farmácias e drogarias de natureza privada entre 2011 (data de início da série histórica) e 2018.

 

São eles: alprazolam, bromazepam, clonazepam, diazepam, lorazepam, flunitrazepam, midazolam e zolpidem.

 

Não foram enviados pela Anvisa os dados de venda do bromazepam entre 2011 e 2015.

 

Os sete primeiros, são benzodiazepínicos (tarja preta), cuja venda depende de receituário especial. Estes são ansiolíticos conhecidos popularmente como calmantes, que muitas vezes induzem ao sono.

 

O último, zolpidem, é um hipnótico usado apenas no tratamento de insônia, com venda feita mediante receita dupla simples — a receita especial é exigida somente para a apresentação de 12,5 mg, que é tarja preta.

 

Em oito anos, as vendas desses oito medicamentos somaram mais de 505 milhões de caixas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp