Nesta sexta, 10 de abril, o Maestro Rodrigo Toffolo vai fazer um lançamento que promete emocionar a todos: a versão de "Imagine", de John Lennon, pelos timbres da Orquestra Ouro Preto. A música será disponibilizada em todas as plataformas digitais. No dia, haverá uma live especial sobre a música no Instagram @orquestraouropreto, às 16h. Em 2015, o grupo gravou o CD The Beatles - Volume I, propondo uma vibrante viagem sonora pela biografia musical do quarteto de Liverpool. No repertório do projeto constava a música "Imagine". Porém, por questões relacionadas a direitos autorais, ela não foi lançada.
Para o maestro, a canção traz uma mensagem positiva. "Ela foi lançada em 1971 e desde então é considerada um hino sobre o amor e a paz com uma importância musicológica ímpar. Não poderíamos apenas adicioná-la aos concertos sem a devida atenção. Com o caos instaurado pelo contágio maciço do Coronavírus e o distanciamento social instaurado, acreditamos que o poder dessa música possa acalentar muitas pessoas", ressalta Rodrigo Toffolo.
Desde que a ideia veio à tona, toda a equipe da Orquestra não mediu esforços para conseguir disponibilizar o trabalho em todas as plataformas de streaming e seu clipe no YouTube. "Nessa hora, todos os esforços valem a pena e, os nossos são mínimos, se comparados aos dos profissionais que precisam estar nas ruas, sofrendo risco de contágio, ou dos médicos e enfermeiras que estão na linha de frente. Eles merecem muito todas as homenagem e aplausos", conclui Toffolo.
The Beatles - Volumes I e II
Desde a gravação, em 2015, a série The Beatles percorreu diversas cidades, incluindo participação na última edição da International Beatle Week - tradicional evento inglês dedicado à obra dos Beatles -, em Liverpool, onde se destacou em três elogiados concertos, como no Philharmonic Hall de Liverpool, uma das salas mais importantes da Inglaterra.
O repertório abrange todo o período de produção artística dos Beatles, de grandes sucessos até canções menos conhecidas, em arranjos inéditos. Destaque para Day Tripper, Yesterday, Help, Eleanor Rigby, Something e Hey Jude. Os arranjos ficaram a cargo do violinista Mateus Freire.
E, após o sucesso de crítica e público, a Orquestra Ouro Preto lançou em 2016, o segundo tributo aos Beatles. Com novas canções no repertório e arranjos inéditos, o repertório de Orquestra Ouro Preto - The Beatles Volume II é composto pelas músicas "Can't Buy Me Love", "Here Comes The Sun", "The Long and Winding Road", "Revolution I", "Lady Madonna", "I Fell Fine", entre outras.
Um pouco sobre a história da Orquestra
Uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país, a Orquestra Ouro Preto completa 20 anos de atividades ininterruptas neste ano e se reafirma como uma orquestra de vanguarda. Sob a regência e direção artística do Maestro Rodrigo Toffolo, o grupo de dedica à formação de diferentes públicos, com uma extensa programação nas principais salas de concerto e espaços diversos no Brasil e no mundo.
Sob os signos da excelência e versatilidade atua também em projetos sociais e educacionais que vão muito além da música, como o Núcleo de Apoio a Bandas e a Academia Orquestra Ouro Preto. Premiado nacionalmente, o grupo comemora 20 anos de uma trajetória com onze trabalhos registrados em CD, sete DVDs. Foi vencedora do Prêmio da Música Brasileira em 2015, na categoria "Melhor Álbum de MPB", e indicada ao Grammy Latino 2007, como "Melhor Disco Instrumental", por Latinidade. Os discos "Latinidade - Música para as Américas", "Antônio Vivaldi - Concerto para Cordas" e "The Little Prince", versão em inglês do tributo prestado pela Orquestra à literatura de Saint-Exuperry, tem distribuição mundial pela gravadora Naxos, a mais importante do mundo dedicada à música de concerto.