28/04/2020 às 09h30min - Atualizada em 28/04/2020 às 09h30min

Barragem do Rio São Bento registra uma redução de três metros no nível da água

A Barragem atende seis municípios da região Sul de Santa Catarina

Rafaela Custódio - 87 News
Engeplus

A estiagem dos últimos meses está trazendo consequências para a população na região Sul de Santa Catarina. A Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis, já registrou uma redução de três metros no nível da água e a situação preocupa a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). 

A barragem construída para abastecer os municípios de Criciúma, Forquilhinha, Maracajá, Nova Veneza, Içara e Siderópolis está cumprindo seu papel, porém segundo o superintendente Regional Sul e Serra da Casan, Gilberto Benedet Junior, existe uma preocupação em relação ao consumo de água e é necessário o consumo consciente. 

“Nós estamos presenciando em Santa Catarina a pior estiagem dos últimos dez anos. Segundo dados da Epagri, existe um déficit de 500ml nos últimos 12 meses e é um absurdo a quantidade de água que deixou de entrar no solo e a população já está presenciando o impacto nos rios locais”, comentou em entrevista concedida ao jornalista João Paulo Messer, da Rádio Eldorado.  

Segundo o superintendente Regional Sul e Serra da Casan, não existem alternativas na falta de água. “A Barragem do Rio São Bento nos dá uma garantia. O nível da água está três metros abaixo do nível. Mas o volume que temos de reservação é suficiente para um ano sem chuva, porém não é um motivo de não se preocupar”, pontuou. 

Conforme o superintendente, no próximo mês a chuva deve retornar ao estado de Santa Catarina. “Estamos em um nível preocupante. Existe a necessidade de termos o consumo consciente”, finaliza. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp