24/04/2020 às 09h38min - Atualizada em 24/04/2020 às 09h38min

Governo do Estado esclarece notificação de óbito pelo COVID-19 em Cocal do Sul

- 87 News
A Assessoria de Imprensa do Governo do Estado esclareceu na manhã desta sexta-feira, 24, o apontamento de um óbito em Cocal do Sul pelo COVID-19, tendo em vista que o fato acabou gerando polêmica, devido ao paciente ter outra comorbidade mais grave que teria culminado com a morte.

Em relação a causa da morte, foi atribuido ao COVID-19, tendo em vista que foi a infecção do virus que causou o agravamento da comorbidade existente, sendo o principal fator que desencadou o quadro clínico que culminou com a morte, pois o COVID-19 enfraqueceu o sistema imunológico do paciente, deixando vulnerável para que a doença pré-existente evoluisse rapidamente a ponto de causar a morte.
 


Segundo a  informação do órgão estadual de imprensa, foi confirmado também que os dados informados, referente a idade do paciente, foram abastecidos através da declaração de óbito e a divergência ocorreu por erro presente neste documento.


 
A Secretaria de Estado da Saúde abastece seu banco de dados com base no preenchimento da declaração de óbito e nos critérios de codificação. Segundo esse documento, o paciente tinha uma doença grave - neoplasia de fígado/estômago - que levou à insuficiência hepática e a infecção pelo novo coronavírus contribuiu para o agravamento do quadro que culminou no desfecho do óbito.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp