23/04/2020 às 19h51min - Atualizada em 23/04/2020 às 19h51min

Começa a faltar água em Cocal do Sul: SAMAE está racionalizando a distribuição para não faltar água

Evandro Rodrigues - 87 News
A situação do abastecimento de água em Cocal do Sul chegou ao estado crítico, segundo informou o Diretor do SAMAE, Marcio Zanetti, na noite desta quinta-feira, 23, confirmando que diminuiu drásticamente o volume de água nos reservatórios que abastecem o município.

O volume de água na Estação de Tratamento do SAMAE caiu de 85 litros por segundo para 30 litros por segundo. Esta queda influenciou diretamente a capacidade de abastecimento de água na cidade, tendo o SAMAE que optar por medidas drásticas, iniciando um sistema de abastecimento rotativo, de forma aleatória, está sendo feito interrupções de abastecimentos em bairros, para garantir desta forma que pelo menos se mantenha um volume mínimo.

Alguns bairros já começaram sentir a interrupção, que deve prosseguir nos próximos dias, alternando continuamente as interrupções, até que escassez de água termine. 

Marcio Zanetti ainda frisou a importância da população economizar água, evitando qualquer disperdício, tendo em vista que não há previsão de que ocorram chuvas na região, nos p´roximos dias, que possam normalizar o abastecimento.

Em redes sociais, vários moradores reclamaram de pessoas que continuam desperdiçando água, lavando carros, motos, calçadas entre outros gastos desnecessários em momento de crise. 

NO ESPÍRITO SANTO DESPERDÍCIO DE ÁGUA GERA MULTA

Uma alternativa, que poderia ser copiada em Santa Catarina, para coibir o desperdício de água, é a medida que foi tomada no Estado do Espirito Santo, quando enfrentou uma das maiores escassez de água em 2016, quando
a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) assinou um convênio com o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) que passou a ter atribuições administrativas, ou seja, os militares passaram lacrar bombas e multar quem estivesse desperdiçando água ou captando de forma irregular. A multa chegava até R$ 295 mil. 


 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp