23/04/2020 às 16h43min - Atualizada em 23/04/2020 às 16h43min

Municípios de SC registram pelo menos 566 curados desde o início do surto

Levantamento inédito feito pela reportagem indica relação de pessoas que se recuperaram da infecção, embora dados do governo do Estado ainda não estejam disponíveis

- 87 News
NSC TOTAL

Santa Catarina tem pelo menos 566 pacientes infectados pelo novo coronavírus (covid-19) já considerados curados pelos municípios. Os dados fazem parte do levantamento inédito feito pela reportagem com as Secretarias Municipais de Saúde para identificar o total de recuperados desde o início do surto, em 12 de março (veja detalhes por município no gráfico e na tabela abaixo e busque pela sua cidade). O governo do Estado ainda não divulga esse dado.

A reportagem analisou boletins epidemiológicos de 92 das 100 cidades – as demais não divulgam relatórios em sites e redes sociais oficiais ou não responderam aos pedidos – com casos confirmados de coronavírus, segundo relatório do governo do Estado. Pelo menos 60 delas já divulgam informações referentes a curados. Nessas cidades, a proporção média é de um paciente curado para cada 1,89 confirmado pela Vigilância Epidemiológica dos municípios, ou seja, 52,85% do total de diagnosticados com o vírus. Juntas, essas cidades afirmam ter 1.070 casos confirmados de coronavírus. O Estado, no entanto, ainda calcula para esses mesmos municípios 773.

Segundo definição do Ministério da Saúde, são considerados curados os pacientes que tiveram a confirmação de infecção pelo coronavírus, que passaram por mais de 14 dias de isolamento e não apresentam mais sintomas. No país, o Ministério afirma que há pelo menos 23 mil recuperados.

Pelo menos 13 municípios informam ter todos os casos confirmados já recuperados da infecção. Papanduva, Mafra, Garopaba, Videira, Santa Cecília e Pomerode, com dois casos cada um. Com um caso cada um estão Schroeder, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Guaramirim, Canelinha, Barra Velha e Águas Mornas.

Além desses, entre as maiores proporções de casos curados estão São Ludgero, no Sul do Estado, que informa ter 14 pacientes recuperados dos 16 confirmados que registrou, e Lages, que divulga 19 recuperados entre 23 diagnosticados pelo município com o novo coronavírus.

Em números absolutos, as cidades com mais pacientes recuperados são Braço do Norte (83), Blumenau (58), Tubarão (47), Itajaí e Balneário Camboriú (39). Joinville apresenta 31 casos curados. Cidade com maior número de casos confirmados no Estado, Florianópolis está no grupo de 40 cidades que não divulgam essa informação.

Dados não são divulgados pelo Estado

Os dados de recuperados em Santa Catarina são inéditos porque o governo do Estado ainda não divulga esse indicador nos boletins diários da Secretaria da Saúde. Segundo o secretário Helton Zeferino, essas informações ainda estão sendo compiladas e o esforço agora é criar um banco de dados unificado com hospitais e municípios para centralizar os registros.

Os únicos dados divulgados pelo Estado até o momento são de pacientes internados na UTI que tiveram alta para a enfermaria, indicando melhora dos sintomas provocados pelo novo coronavírus. Conforme o relatório mais recente, desta quarta-feira, 22, dos pacientes com diagnóstico confirmado de infecção pelo vírus, 50 já saíram da UTI, 29 na rede privada e 21 no SUS. Há ainda outros 111 que receberam alta da terapia intensiva, mas que são considerados suspeitos.

Estado admite possibilidade de subnotificação

Juntos, esses 60 municípios que já informam ter pacientes curados divulgam ter no acumulado 1.071 casos confirmados desde o início do surto, número que é 38,55% superior ao divulgado pelo governo do Estado para essas mesmas cidades.

Quando considerados todos os 100 municípios que já apresentam registros de confirmados para coronavírus, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a reportagem identificou que a soma chega a 1.458 casos em 92 cidades que divulgam boletins municipais, enquanto o governo estadual ainda informa ter 1.087 nessas mesmas cidades.

O governador Carlos Moisés da Silva reconhece que existe a possibilidade de haver subnotificação em Santa Catarina. O secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, explica que a diferença pode ser causada pelos testes feitos em laboratórios privados que não estejam credenciados ou são dados que ainda não foram informados ao Laboratório Central do Estado (Lacen).

O Estado ainda registra 14 casos para 8 municípios que não divulgam relatórios próprios e outros 14 casos para pacientes que vivem em outros Estados ou países, mas foram diagnosticados em Santa Catarina. O número de mortes por coronavírus já chega a 39.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp