23/04/2020 às 16h06min - Atualizada em 23/04/2020 às 16h06min

Cocal do Sul decreta uso obrigatório de máscaras e distribui 10 mil protetores faciais

- 87 News
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cocal do Sul

O Governo Municipal de Cocal do Sul por meio da Secretaria de Saúde iniciou nesta semana, a distribuição de 10 mil máscaras às famílias carentes com o apoio da Secretaria de Assistência Social. O kit contém 3 itens de proteção acompanhados de instruções de uso e também será entregue aos idosos.

As máscaras feitas em tecido são laváveis e têm como finalidade reduzir a possibilidade de contágio em situações onde o cidadão necessita se expor por algum motivo essencial, como ir ao supermercado, banco, farmácia, comércio ou utilizar um transporte coletivo.

O prefeito, Ademir Magagnin ressaltou que a finalidade desse tipo de máscara é única e exclusiva para situações essenciais e inevitáveis de convívio, onde o cidadão fique exposto em ambientes com a presença de outras pessoas. "Nós estamos retomando a economia, retornando aos trabalhos e precisaremos conviver com o vírus. A gente sabe que as pessoas não estão acostumadas a usar máscaras, mas a medida é clara e, ainda, protege em outras situações, como a gripe. Todos os cuidados devem ser redobrados, pois estaremos ainda mais vulneráveis ao contágio. Por isso é essencial o uso desta proteção para ajudar a si e ao próximo", ressalta.

Para reforçar ainda mais os cuidados, nesta quarta-feira (22), o município também decretou (nº353/2020) o uso obrigatório de máscaras para toda e qualquer ação fora de casa.

"Todas essas medidas estão sendo realizadas para preservar a saúde da população e precisam da colaboração de todos os cidadãos. O combate ao Coronavírus não é uma via de mão única, depende da aceitação e cumprimento de todas as pessoas para que sejam realmente efetivos os resultados. A recomendação é que as pessoas permaneçam em casa, principalmente aquelas que podem fazer isso, e só saiam em caso de necessidade. Utilizem máscaras, álcool gel e lavem bem as mãos", salienta a secretária de saúde, Sinara Crippa Milanez.

A recomendação é para que as máscaras sejam de uso individual, sem o compartilhamento com outras pessoas, devendo ser higienizadas após o uso através de lavagem com água e sabão.

"É importante que as pessoas cuidem de usas máscaras ou se não forem usar, não joguem fora como já vimos acontecer. Tenham a sensibilidade e a responsabilidade de doar para aqueles que precisam", finaliza o secretário interino de assistência Social, Juarez Fogaça.

Além das 10 mil máscaras, a Secretaria de Saúde também recebeu a doação de 1 mil unidades de tecido da empresa de confecção Dois Ponto Sete, de Cocal do Sul. E ainda, desde o início da pandemia uma equipe de voluntárias coordenada pela Secretaria de Assistência Social continua dedicada na produção de máscaras em TNT aos profissionais de saúde do município. Até o momento mais de 2.300 máscaras foram confeccionadas e doadas. O Caps também está produzindo máscaras para a doação.  


Confira o decreto na íntegra:

 

 

DECRETO SAF/Nº. 353/2020, de 22 de abril de 2020.

 

 

TORNA OBRIGATÓRIO O USO DE MÁSCARAS PARA O ACESSO E DESEMPENHO DE ATIVIDADES, NOS PRÉDIOS PÚBLICOS E COMÉRCIO EM GERAL NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE COCAL DO SUL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

 

 

ADEMIR MAGAGNIN, Prefeito Municipal de Cocal do Sul, Estado de Santa Catarina, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 45, incisos I e XXIII, da Lei Orgânica Municipal,

 

CONSIDERANDO o posicionamento recente da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, sobre o uso comunitário de máscaras como estratégia para diminuir o contágio em massa pelo COVID-19; Considerando a edição, do Decreto Municipal nº. 316/2020 de 19 de março de 2020, que declara situação de emergência no Município de Cocal do Sul e ratifica as medidas para o enfrentamento da pandemia decorrente do coronavírus;

 

CONSIDERANDO ainda, a retomada das atividades econômicas no Estado de Santa Catarina e no Município de Cocal do Sul, DECRETA:

 

Art. 1º Fica estabelecido o uso de máscaras em âmbito municipal, como forma de enfrentamento ao avanço da pandemia de COVID-19.

 

§ 1º Será necessária a utilização de máscaras:

 

I – para uso de táxi ou transporte compartilhado de passageiros;

 

II – para acesso aos estabelecimentos prestadores de serviços essenciais, tais como supermercados, mercados, mercearias, padarias, farmácias, drogarias, entre outros;

 

III – para acesso aos estabelecimentos comerciais que tiverem suas atividades liberadas e retomadas;

 

IV – para o desempenho de atividades laborais em ambientes compartilhados com outras pessoas, nos setores público e privado.

 

§ 2º O uso de máscaras previsto nos incisos anteriores fica vigente como recomendação até o dia 21 de abril de 2020 e, a partir do dia 23 de abril de 2020 passa a vigorar como obrigação.

 

§ 3º Para fins do disposto neste artigo, poderão ser utilizadas máscaras de pano confeccionadas de forma artesanal, desde que estejam devidamente fixadas e ajustadas ao rosto do usuário, encobrindo totalmente a boca e o nariz.

 

§ 4º É responsabilidade de cada estabelecimento garantir o cumprimento das medidas dispostas neste artigo, ficando sujeito à fiscalização dos órgãos públicos e às penalidades previstas em lei, as quais poderão incluir a aplicação de multa, interdição e até suspensão das atividades.

 

Art. 2º Fica recomendada a utilização de máscaras de proteção a todos os munícipes que desempenharem quaisquer atividades que interrompam provisoriamente o isolamento social, sem prejuízo das hipóteses de utilização obrigatória.

 

Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

 

Paço Municipal JarvisGaidzinski, 22 de abril de 2020.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp