22/04/2020 às 16h20min - Atualizada em 22/04/2020 às 16h20min

Aulas na Rede Municipal: atividades online começam nesta quarta-feira

- 87 News
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cocal do Sul
Uma nova experiência passa a fazer parte da realidade na educação municipal de Cocal do Sul a partir desta quarta-feira (22). Com o cancelamento das aulas presenciais até o dia 31 de maio (decreto nº 554 de 11 de abril de 2020/Governo Estadual), em virtude das medidas de isolamento para evitar a transmissão do Covid-19, o município passará a adotar o método de aula não presencial.

A Secretaria de Educação de Cocal do Sul disponibilizará aos estudantes o Regime Especial de Atividades Escolares Não Presenciais. O objetivo é minimizar a reposição da carga horária presencial ao final da situação de emergência e permitir que os estudantes mantenham uma rotina básica de atividades, mesmo afastados do âmbito escolar.

O conteúdo com as atividades escolares estarão disponíveis na plataforma gratuita i-Diário, disponível no site da prefeitura www.cocaldosul.sc.gov.br, por meio do banner Regime Especial de Atividades Escolares Não Presenciais, em que pais e responsáveis deverão acessar sob a orientação dos diretores escolares.

Segundo a secretária de educação, Ana Paula Teixeira Cechinel as equipes gestora e pedagógica da rede municipal participaram de formações para conduzirem todas as atividades neste período de suspensão das aulas. “As atividades propostas pelos professores serão postadas semanalmente na plataforma. Neste momento é fundamental que os pais acompanhem e auxiliem as crianças e adolescentes na realização das atividades para que juntos possamos alcançar os objetivos e ter o rendimento e aprendizado esperado”, explica.

As atividades on-line atenderão 1970 estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. A ferramenta de acesso aos conteúdos é bem simples, basta usar login e senha já disponibilizados. A plataforma inclui textos, imagens, áudios, vídeos, documentos e outros formatos de arquivos digitais.

O Prefeito Ademir Magagnin explica que o município disponibilizou um tutorial em formato de vídeo que descreveu o passo a passo de como acessar a plataforma. “Além disso, cada turma possui um grupo de whatsapp para sanar as dúvidas. A opção por esta ferramenta se dá pela facilidade de acesso e utilização e pelo gerenciamento e controle sobre as atividades e a frequência dos estudantes. A Secretaria de Educação contará com a colaboração de todos, neste momento difícil, para que o processo de atividades não presenciais seja efetivo e todos os alunos sejam assistidos”, explica o prefeito.

Por enquanto, a Secretaria Municipal de Educação trabalha com a determinação do Governo do Estado, e apesar da previsão ser para que as aulas retornem em 31 de maio, o prazo ainda pode ser prorrogado. Por isso a vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato pede cautela e compreensão. “Estamos vivendo um momento atípico em que a comunidade escolar está tendo que se adaptar a cada momento. Nós estamos a cada dia buscando a melhor alternativa para que os prejuízos do ano letivo sejam os menores possíveis”, ressalta.

A frequência dos estudantes para validação das 800 horas letivas será considerada mediante ao retorno das atividades na plataforma e para quem não têm acesso à internet será mediante ao retorno semanal das atividades. Em caso de dúvidas, os pais ou responsáveis legais poderão entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação pelo telefone (48) 3444-6050.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp