16/04/2020 às 17h55min - Atualizada em 19/04/2020 às 07h33min

Novo livro da Manole reúne as melhores práticas em gestão de serviços farmacêuticos e cuidados com pacientes

Organizado por membros da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar, Guia de boas práticas em farmácia hospitalar e serviços de saúde aborda temas como farmacotécnica hospitalar, segurança do paciente e farmacovigilância.

DINO
https://www.manole.com.br/


A nova edição do Guia de boas práticas em farmácia hospitalar e serviços de saúde, da Editora Manole, organizado por membros da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (Sbrafh), é uma oportunidade de atualização dos conhecimentos essenciais para que farmacêuticos, que atuem na área hospitalar, estejam habilitados a promover uma transformação positiva nos serviços de saúde do Brasil. O livro traz acesso aos mais recentes protocolos de uso efetivo de medicamentos, informações sobre cuidados farmacêuticos e segurança dos pacientes.

Voltado aos farmacêuticos hospitalares e aos estudantes de graduação que queiram se preparar para concursos de residência, por exemplo, o Guia de boas práticas em farmácia hospitalar e serviços de saúde reúne lições de especialistas de diferentes áreas da Farmácia Hospitalar e Clínica da Sbrafh. Essa iniciativa visa estimular o desenvolvimento e implementação de aprimoramento nos processos que envolvem serviços farmacêuticos e cuidado com o paciente.

O guia apresenta os principais assuntos da especialidade, além de instruções para implementação e qualificação de ações em planejamento estratégico, liderança, tecnologia da informação, gestão por processos, farmacotécnica hospitalar, segurança do paciente e farmacovigilância, cuidado farmacêutico e ensino e pesquisa.


Sobre as organizadoras:
MARIA RITA CARVALHO GARBI NOVAES é graduada em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e especialista em Nutrição Parenteral (SBNPE), Farmácia Clínica (Sbrafh), Farmácia Hospitalar (Sbrafh), Farmácia Oncológica (Sobrafo), Educação farmacêutica (Instituto Hyogo, Japão). Maria Rita é membro titular da Academia Brasileira de Ciências Farmacêuticas. Atualmente é docente orientadora na Pós-graduação (Mestrado/Doutorado) da UnB e ESCS/FEPECS, consultora ANVISA e Conep/MS e membro da Comissão de Farmácia Hospitalar (CRF/DF).

MICHELLE SILVA NUNES é graduada em Farmácia pela Universidade Federal Rio Grande do Norte, com Residência Multiprofissional Integrada em Terapia Intensiva do Adulto. Atualmente é farmacêutica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares na Unidade de Terapia Intensiva materna da Maternidade Escola Januário Cicco. Foi presidente da Comissão de Farmácia Clínica do CRF/RN (2018-2019) e é presidente do departamento de Farmácia da AMIB (2020-2021). Foi diretora executiva da Sbrafh (2016-2017) e membro-fundadora da regional Sbrafh do Rio Grande do Norte (2014-2015).

VALÉRIA SANTOS BEZERRA é graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem residência em Planejamento e Gestão de Serviços Farmacêuticos, realizada no Hospital da Restauração e especialização em Farmacologia Clínica pelo IBPEX. É especialista em Farmácia Hospitalar pela Sbrafh e em Farmácia Clínica pela Sbrafh. Possui MBA em Gestão em Saúde e Controle de Infecção. Também é mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFPE. Atualmente é vice-presidente da Sbrafh (2018/2020), superintendente de Suprimentos, docente e preceptora da Residência em Farmácia no Hospital da Restauração e de cursos de pós-graduação, além de doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas pela UFPE, desenvolvendo projeto na área de Stewardship Program.



Website: https://www.manole.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp