18/04/2020 às 10h17min - Atualizada em 18/04/2020 às 10h17min

COCAL DO SUL: Falta informações acerca das ações de enfrentamento COVID-19

- 87 News
Enquanto a maioria dos municípios da Região e até mesmo o Governo do Estado buscam dvulgar o máximo de informações acerca das ações realizadas para o enfrentamento do COVID-19, em Cocal do Sul as informações não chegam de forma clara à população e aos meios de comunicação.

Vários municícios usam as redes socias diariamente para divulgar informações, através de lives feitas pelos prefeitos ou secretários de Saúde, como Criciúma, Urussanga, Içara, Braço do Norte  e Orleans, enquanto em Cocal do Sul a única informação encontrada no Facebook da Prefeitura nos últimos dias é o boletim resumido que informa apenas quatro ítens:



Diferente, por exemplo da cidade de Braço do Norte, onde todos os dias divulga um boletim detalhado para deixar a população a par do que está sendo feito:



A Secretária de Saúde de Cocal do Sul, Sinara Crippa Milanez, sempre que indagada, tem respondido aos questionamentos e prestado as informações solicitadas, dentro daquilo que é competência da sua pasta, mas falta uma assessoria de imprensa mais engajada, pois não compete a secretária esta ligação com os meios de comunicação, ela precisa estar focada nos trabalhos da Saúde e ser assessorada neste sentido, para que as informações cheguem aos meios de comunicação de forma homogênea.

Um exemplo é o caso de uma criança de Cocal do Sul que está na UTI em Tubarão, com suspeita de COVID-19 e conta no Boletim da FMS de Tubarão, mas não houve qualquer menção do caso por parte das autoridades públicas de Cocal do Sul.

Outro ponto que chama a atenção é o distanciamento do Prefeito de Cocal do Sul Ademir Magagnin, que no início da pandemia chegou a fazer algumas lives, porém nas últimas semanas não apareceu mais em redes sociais para explicar à população o que esta sendo feito no município acerca do COVID-19. 

A Câmara de Vereadores de Cocal do Sul repassou 50 mil reais para o enfrentamento da pandemia, além de recursos recebidos do Estado de Santa Catarina, porém não há um canal claro na página da prefeitura, onde indique de que forma e onde estã sendo investidos esses recursos. Sobre este assunto, não há ainda qualquer prestação de contas a população, por parte do Governo Municipal.

Falta por exemplo, informar quantos equipamentos como máscaras e luvas foram adquiridos. Quais forma disponibilizados aos profissionais de Sáude e a a população. Em fim, onde estão sendo investidos esses recursos, para que a população tenha conhecimento do que está sendo realizado.

A Assessoria de Imprensa da Prefeitura não divulga boletins acerca dos trabalhos, pelo menos não para todos os meios de comunicação locais, sendo eletiva. Falta comunicação entre a Prefeitura e a imprensa de um modo geral, o que prejudica que a informação chegue a população de uma forma mais abrangente.  

Outro ponto que tomou proporções na última semana é a reclamação de lojistas que possuem estabelecimentos em galerias na cidade, pois segundo o Decreto Emergencial do Governador é expressamente proibida a abertura de quaisquer atividades dentro de Shoppings, Centros Comerciais e Galerias, porém essa regra em Cocal do Sul não está sendo cumprida integralmente e comerciantes reclamam, pois apenas uma Galeria de Cocal do Sul foi autorizada a abertura do comércio, enquanto as lojas e atividades em outras duas devem permanecer fechadas, sendo a autorizada apenas a galeria que abriga serviços da Prefeitura de Cocal do Sul.

Manifestações de comerciantes começam a ser ventiladas para a próxima semana. Alguns alegam que se a Prefeitura pode manter serviços abertos, que então seja liberado a todos os comerciantes, mediante os cuidados necessários, a liberação de seus estabelecimentos nas demais galerias da cidade.


 

 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp