14/04/2020 às 14h40min - Atualizada em 14/04/2020 às 14h40min

CIASC e Secretaria Estadual de Educação - SED integram tecnologias para atividades não presenciais nas escolas estaduais

Trabalho solicitado pela Secretaria de Estado da Educação está integrando o sistema de gestão educacional estadual a uma plataforma da Google

- 87 News
Governo SC
A Coordenadoria de Soluções de Educação (CSEDU) do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) e a Secretaria do Estado da Educação trabalharam em caráter de urgência na última semana para viabilizar o uso plataforma Google For Education, para acesso ao App Classroom pela Secretaria do Estado da Educação, que está possibilitando, de forma remota, a retomada das atividades educacionais da rede estadual de ensino durante a pandemia do novo Coronavírus.

A equipe do CIASC trabalhou sob a coordenação da Diretoria de Ensino (SED), da Diretoria de Administração e Finanças, e da Gerência de Tecnologia da Informação da Secretaria de Educação. Com esse trabalho foi possível acelerar parte da integração entre o Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina (SISGESC) e a plataforma Classroom, permitindo que os alunos das escolas estaduais consigam interagir com seus professores e realizar atividades escolares por meio das ferramentas Google Sala de Aula.

O projeto com base em um convênio entre a companhia Google, o Conselho Nacional de Secretários de Educação e a SED vinha sendo implementado nas escolas estaduais de educação básica Professora Laura Lima e Intendente José Fernandes, em Florianópolis. Com a paralisação das aulas ocasionada pela COVID-19, o governo estadual estendeu o acesso à ferramenta para toda a rede estadual de educação. Por conta disso, a CSEDU, que é a responsável dentro do CIASC pelo projeto, voltou todos os seus esforços para o atendimento desta necessidade. A operação teve seu cronograma adiantado e aconteceu em apenas uma semana, resultando na criação de acessos para 450 mil alunos e 26 mil professores da rede estadual.

A capacitação docente para iniciar a utilização da plataforma foi iniciada no dia 2 de abril, ministrada por servidores técnicos da SED/DIAF/DIGR e especialistas da Google.

A força tarefa entre SED/CIASC/GOOGLE disponibilizou os dados dos arquivos de integração à GetEdu, empresa parceira da Google que presta suporte ao uso da plataforma Google. A criação de contas para todos os alunos e professores e a vinculação dos mesmos a suas turmas foram realizadas, tornando a plataforma operável. Os conteúdos estão sendo elaborados pela Diretoria de Ensino da SED, e pelos professores, para atender desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.
A coordenadora de soluções de educação, Moema Luz Cargnin, enfatizou: “Nossa equipe trabalhou em regime de dedicação total para integrar o SISGESC ao Classroom em um prazo muito reduzido, e estamos muito felizes por viabilizar algo tão importante para a educação de Santa Catarina neste momento”.

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