07/04/2020 às 17h07min - Atualizada em 07/04/2020 às 17h07min

Hospital São José participa de rede testes de hidroxicloroquina em pacientes com covid-19

- 87 News
NSC TOTAL
Em Santa Catarina, pelo menos oito hospitais já fazem parte da rede de unidades que promovem estudos clínicos para testar a eficácia da hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com o novo coronavírus (covid-19). Duas unidades ficam em Florianópolis, quatro em Joinville, uma em Criciúma e uma em Blumenau. Pelo menos três desses hospitais já têm pacientes voluntários que estão sendo testados.

Os medicamentos estão sendo doados pela farmacêutica EMS, integrante do Grupo NC, do qual a NSC Comunicação também faz parte. A empresa já fabrica hidroxicloroquina, indicada atualmente para tratar pacientes com lúpus eritematoso, artrite reumatóide e alguns casos de malária.

Segundo o diretor médico-científico da empresa, Roberto Amazonas, os estudos começaram no Albert Einstein no dia 27 de março, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou protocolos submetidos pela farmacêutica, autorizando o início dos testes em pacientes com o novo coronavírus (covid-19).

Os pacientes serão divididos em grupos. Alguns receberão doses isoladas de hidroxicloroquina. Outro receberá também doses de azitromicina, muito utilizada no tratamento de infecções respiratórias e também testada em estudo recente feito na França, que demonstrou recuperação acelerada dos pacientes. Há ainda um terceiro grupo, que receberá hidroxicloroquina associada ao corticóide dexametasona, nos casos mais severos.

A expectativa é obter resultados em pelo menos 60 dias. Depois disso, ainda é necessária a avaliação da Anvisa para obter a liberação da substância no tratamento aos efeitos do coronavírus.

Em Criciúma, o Hospital São José, unidade filantrópica que atende pacientes do SUS, já iniciou os testes com a hidroxicloroquina no último dia 2, com pacientes voluntários. A unidade também testará os efeitos da substância isolada, acompanhada de azitromicina e da dexametasona. Participam dos estudos clínicos pacientes que apresentem sintomas leves, moderados e graves.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp