06/04/2020 às 18h12min - Atualizada em 07/04/2020 às 00h00min

Vestibular Online: uma solução para estudantes em tempos de pandemia

Plataforma online foi disponibilizada para a realização do Vestibular

DINO
https://ead.cesmac.edu.br/vestibular-online


A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) no Brasil está fazendo diversos setores buscarem soluções tecnológicas para manter suas atividades normalmente. O Centro Universitário CESMAC lançou o Vestibular Online, uma nova forma de ingressar em seus cursos de educação a distância (EAD) sem sair de casa. 

O Vestibular Online é uma opção para aqueles estudantes que desejam entrar na universidade nesse período em que o isolamento social é recomentado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, é também uma oportunidade para aqueles que possuem em seu dia a dia algum impedimento de ir até o campus presencial para realização do vestibular.  

A prova é composta por uma redação e os interessados podem fazer uma inscrição no site da EAD CESMAC. Logo após, irão aceitar um contrato em que atestam fazer a avaliação sozinhos e receber o link para iniciar a redação.   

Para Dyjalma Antonio Bassoli, Coordenador do Núcleo de Educação a Distância do CESMAC, este é um momento ímpar para o ensino superior brasileiro e mundial, já que toda a comunidade acadêmica vê-se desafiada a reprogramar suas atividades letivas para que sejam acessíveis aos estudantes de forma remota. 

Nesse sentido, de acordo com Bassoli, “para os estudantes de cursos EAD, este cenário já é uma realidade conhecida. Mas para boa parte dos estudantes de cursos presenciais, esta pode ser uma oportunidade nova, pois muitos deles nunca tiveram experiência com a modalidade, ou têm apenas uma pequena parte dos conteúdos dos cursos no formato não presencial. Esta é a possibilidade deste estudante aprofundar a sua autonomia e protagonismo nos estudos, pois a EAD exige deste aluno um papel bem mais ativo diante da construção do conhecimento. Isto pode contribuir para a criação de um perfil mais completo de estudante”. 

Atualmente, o CESMAC conta com cursos 28 de graduação EAD, sendo 8 semipresenciais, com aulas teóricas online e aulas práticas presenciais. Estão disponíveis cursos como Design de Interiores, Engenharia Mecânica, Administração, Marketing, Pedagogia, Serviço Social, Rede de Computadores, entre outros.  

Com os cursos a distância e a modalidade de vestibular online, a instituição busca ampliar a qualificação dos profissionais no mercado de trabalho da região, além de aumentar o acesso à universidade.  

Para os alunos da modalidade presencial que precisam se adaptar à realidade da EAD, Bassoli aconselha: "a EAD exige organização e administração do tempo. Separe para as atividades EAD o mesmo tempo que você dispensava para as aulas presenciais. Certamente no início será mais difícil, mas em pouco tempo você dominará as ferramentas e adquirirá o perfil de estudante desta modalidade, tendo mais naturalidade na interação com o professor e com os demais colegas”. 

Além do Vestibular Online, é possível ingressar no CESMAC com a nota do ENEM, através de transferência, com o diploma de outra graduação, entre outras formas de ingresso. 



Website: https://ead.cesmac.edu.br/vestibular-online
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp