26/06/2019 às 14h31min - Atualizada em 26/06/2019 às 14h31min

CPMA de Criciúma promove sensibilização de infratores para trânsito sem violência

- 87 News
CPMA

A Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) de Criciúma realizou recentemente, naquela comarca, mais uma atividade integrante do projeto "Cidadania sobre Rodas", ao reunir beneficiários de alternativas penais que incorreram em delitos de trânsito para palestras de conscientização sobre a temática "Direção Responsável: Faça a sua parte para um trânsito mais seguro".

Voluntários, o policial civil Almir Fernandes, representante do Instituto Médico Legal (IML), e o psicólogo Gesse Ávila, da Comunidade Terapêutica Vida Jovem, conversaram com a plateia e promoveram momentos de reflexão, trocas de informações e experiência, com o objetivo de ampliar o acesso à cidadania e sensibilizar a todos sobre o quanto uma mudança de atitude pode fazer a diferença.

Segundo a psicóloga Regiane Medeiros Gonçalves, coordenadora da CPMA de Criciúma, os beneficiários passam pelo atendimento psicossocial, recebem a data para a participação na palestra educativa e - se identificada a necessidade - são encaminhados para tratamento e/ou acompanhamento na rede de apoio, como unidades de saúde, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II AD), clínica de psicologia, Alcoólicos Anônimos ou Narcóticos Anônimos.

De acordo com a premissa do projeto, ao perceber que o trânsito brasileiro é considerado um dos piores e mais violento do mundo, é necessário pensar em uma possível mudança, mas que só acontecerá através do conhecimento e educação. Para que isto ocorra, ganham relevância os programas de prevenção e conscientização do ato e conhecimento do assunto em questão.

A Central de Penas e Medidas Alternativas é um programa da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, com apoio do Tribunal de Justiça e Ministério Público, e possui como objetivo primordial oferecer condições favoráveis ao acompanhamento da execução da pena ou medida que não envolva a perda da liberdade. Ao trabalhar na prevenção da criminalidade e na ressocialização do infrator, a Central contribui para a transformação de sua realidade.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp