O cardápio é o principal veículo de informação e publicidade entre os estabelecimentos comerciais e seu público. Ele auxilia na escolha da bebida e da comida que o cliente deseja pedir, além de transmitir as principais informações sobre o prato, como nome, imagem, preço e descrição dos alimentos.
O cardápio é muito importante, pois transmite a imagem que o estabelecimento deseja passar para o consumidor. Por isso, é necessário atenção ao seu planejamento e elaboração. Além disso, ele pode ser o grande diferencial do restaurante. Quando é bem planejado, segue a proposta do estabelecimento e apresenta os pratos e bebidas de forma organizada e atraente, ele consegue cativar os clientes, fazendo com que consumam mais. O cardápio, dessa forma, serve como guia e permite que o cliente tenha uma boa experiência durante a refeição.
Antes de abrir um local onde se pretende vender comida e bebida, o empreendedor deve pensar na preparação de um cardápio que seja informativo e, ao mesmo tempo, esteja de acordo com a imagem e proposta do negócio.
Origem dos cardápios no Brasil e no mundo
Com a popularização dos restaurantes, a partir da revolução francesa, os proprietários tomaram a iniciativa de pendurar, na fachada, uma placa com as informações do que estava sendo servido no dia, juntamente com o preço. O objetivo era facilitar o trabalho dos donos e aumentar o número de clientes no restaurante.
Para facilitar a vida dos clientes, que já estavam acomodados dentro do restaurante e não queriam se levantar, nem ter que sair do local para saber as opções de comida, alguns restaurantes ofereceram uma solução: passaram a disponibilizar uma versão menor e móvel, para a qual se atribuiu o nome "menu", a fim de que os clientes pudessem consultar quando já estivessem sentados à mesa.
No Brasil, o termo "cardápio" originou-se no século XIX pelo filólogo Antônio de Castro Lopes. Etimologicamente, a palavra tem sua origem no uso de dois termos latinos; charta, "papel", e dapum, genitivo de dapes, "iguarias".
Com a chegada de alemães, ingleses e italianos ao longo da década de 1810, outros alimentos, de diferentes origens, começaram a circular pelo território nacional, como massas, salames e queijos. Com o tempo, as formas de preparar os alimentos foram sendo adaptadas de acordo com a realidade brasileira.
A importância dos cardápios
Atualmente, o cardápio não serve apenas para transmitir o que está sendo servido no estabelecimento comercial. É uma ferramenta que, cada vez mais, tem se adaptado ao mercado competitivo e complexo dos restaurantes modernos. Sendo assim, o cardápio passou a assumir novas funções, que estão relacionadas à experiência do cliente e ao meio de comunicação.
Os clientes estão cada dia mais exigentes e buscam uma experiência gastronômica diferente e única. Para atrair clientes ao restaurante, é preciso se preocupar com todas as etapas, desde a chegada do cliente no restaurante até o atendimento.
Os proprietários se dedicam ao oferecimento de um serviço completo, que transmita uma mensagem sobre o propósito do restaurante. Por meio de um cardápio elaborado, o estabelecimento consegue transmitir uma primeira boa impressão sobre sua imagem.
Um cardápio, além de trazer informações e divulgar a identidade do estabelecimento, também funciona com uma ótima ferramenta de comunicação e marketing. Tudo o que o cliente vê no resultado final do cardápio foi previamente pensado e elaborado por profissionais especializados, como a escolha da fonte das letras, espaçamento, posição dos preços e pratos, imagens e destaque dos pratos mais caros.
Para construir um cardápio de sucesso, é preciso se preocupar com sua elaboração e construção. Um cardápio bem planejado pode ser responsável pelo aumento no número de clientes e, consequentemente, pelo aumento da rentabilidade. Por outro lado, sendo mal desenvolvido, o cardápio pode prejudicar os negócios e afetar a saúde financeira do estabelecimento.
Cardápios elaborados por profissionais atraem e cativam clientes
Elaborar cardápios que transmitem a identidade visual do restaurante é fundamental. A Menuart é uma empresa especializada em planejamento, elaboração e desenvolvimento de cardápio com mais de 20 anos de experiência no mercado. Pioneira neste segmento, a Menuart tem orgulho de estar presente nos maiores estabelecimentos comerciais do País.
A empresa presta um serviço de qualidade e oferece soluções a estabelecimentos, com cardápios criativos e eficazes, utilizando tecnologia para transformar cardápios e outros elementos visuais em uma ferramenta para atrair e encantar clientes.
Para estabelecimentos que estão pensando em renovar os cardápios, a Menuart oferece uma linha exclusiva de produtos elaborados pelo departamento criativo da empresa. São profissionais qualificados capazes de transmitir, de maneira assertiva, a mensagem e toda a essência do negócio que o cliente deseja passar.
A Menuart oferece um portfólio completo com opções de cardápios, cartas de vinho, display de mesa, entre outros. Os produtos para restaurante são confeccionados com materiais de alta qualidade e tecnologia.
Estabelecimentos de diferentes segmentos podem se beneficiar com os produtos da Menuart. A empresa oferece produtos para restaurantes, hotéis, lanchonetes, etc. Além disso, os clientes da Menuart são parceiros de longa data que confiam na qualidade do serviço prestado pela empresa
Aos estabelecimentos que desejam produtos personalizados, a Menuart oferece cardápios em Braile, permitindo que todas as pessoas possam usufruir de uma experiência completa, informativa e inclusiva.
Todo o processo de escolha dos cardápios personalizados é feito com um profissional capacitado. Ele orienta o cliente e tira quaisquer dúvidas que, porventura, possam surgir em relação à confecção do cardápio, desde modelos personalizados mais simples até produções mais elaboradas e complexas.
É ideal acessar o site e conhecer o trabalho e a atuação que a Menuart vem fazendo no mercado, a empresa se coloca como uma alternativa a ser cogitada para todo e qualquer estabelecimento alimentício ou que tenha de ofertar produtos via catálogo para o cliente presencialmente.