O Hemosc informa que as pessoas saudáveis podem permanecer com o hábito da doação de sangue e doação de plaquetas por aférese. A manutenção dos estoques de hemocomponentes é fundamental para atendimento à população que necessita de transfusões.
O horário de funcionamento do Hemocentro em Criciúma foi alterado e a Unidade de Coleta de Tubarão permanecerá fechada por tempo indeterminado. Em Criciúma o atendimento foi retomado ontem e funciona das 8h15 às 16h30. As doações devem ser agendadas pelo telefone: (48) 3444-7410.
Essas medidas foram tomadas tendo em vista a transmissão comunitária da COVID-19, visando minimizar a exposição dos doadores, pacientes e colaboradores.
No sentido de conter a disseminação do COVID19, algumas medidas foram adotadas para que os candidatos a doação tenham segurança ao acessar os ambientes do Hemosc e realizar a doação.
O Hemosc Lembra ainda sobre quem não pode doar agora:
– Pessoas que tenham se deslocado ou que sejam procedentes de países com casos confirmados de infecções pelo SARS-CoV-2 – inaptas para a doação por 14 dias após o retorno destes países;
– Pessoas que foram infectadas pelos vírus SARS-CoV-2 após diagnóstico clínico e/ou laboratorial – inaptas pelo um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticas e sem sequelas que contraindiquem a doação);
– Aqueles que tiveram contato nos últimos 30 dias com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelo vírus SARS-CoV-2 – inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas;
– Pessoas que permaneceram em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica devido a sintomas de possível infecção pelo SARS-CoV-2 – inaptas pelo período que durar o isolamento (no mínimo 14 dias) se estiverem assintomáticos.