O governador de SC, Carlos Moisés (PSL) admitiu durante entrevista coletiva na manhã deste sábado, 28, a possibilidade de voltar atrás na decisão de liberar o Estado da quarentena.
Moisés atribui ao governo federal a responsabilidade desta decisão, pois segundo o governador, SC ainda não recebeu equipamentos de proteção individual e aparelhagem para os novos leitos de UTI, que o Estado pretende abrir, para suprir eventual demanda com a liberação da quarentena.
O governador tem recebido críticas de diversos seguimentos da sociedade, uns de apoio e outros contrários a decisão de liberar gradualmente as medidas de quarentena.
Santa Catarina está deficiente em relação a quantidade de leitos para enfrentar uma infecção em massa e a falta de equipamentos para abrir novos leitos, tira de Moisés a responsabilidade pela manutenção da quarentena e assim, passando a "batata quente" para as mãos do Governo Federal.
Para a retomada dos serviços, Moisés já antecipou que necessitaria da segurança de ter leitos de UTI suficientes para atender eventual demanda, porém depende dos equipamentos.