Criciúma receberá em alguns dias mais um espaço destinado para pacientes com coronavírus (Covid-19). O município já possui três Centros de Triagem - na área Central, no bairro Boa Vista e no Hospital Materno Infantil de Santa Catarina (HMISC) - e, agora, a Casa de Saúde do Distrito do Rio Maina começará a ser reformada ainda neste sábado, dia 28, para atender pessoas contaminadas com o novo vírus.
As equipes das Secretarias de Saúde e Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana estiveram na Casa na manhã desta sábado e avaliaram o local. Segundo o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, uma reforma será realizada no local ainda na tarde de hoje.
Salvaro explica que diversos serviços precisarão ser feitos na Casa de Saúde do Rio Maina. “Há anos que o hospital está fechado e vamos começar pelo forro. Vamos por ar condicionado em todos os quartos. Ficará um ambiente preparado para as pessoas que forem contaminadas”, pontua.
O chefe do Poder Executivo de Criciúma ainda ressalta que o pico de casos será entre os dias 10 e 15 de abril. “Não sou médico e nem cientista, mas os especialistas apontam que o pico será entre os dias 10 e 15 de abril. Será nesse período que vamos precisar de leitos. Nós vamos deixar isso tudo pronto e torcendo para que não precisemos usar, e peço que as pessoas fiquem em casa”, finaliza.
Central telefônica
Uma central telefônica também foi disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde para repassar orientações sobre o novo coronavírus aos criciumenses. As pessoas que apresentarem sintomas da doença podem entrar em contato também pelo número (48) 3431-0431.
Sintomas e prevenção do Covid-19:
Febre, tosse e dificuldade para respirar são os sintomas mais comuns de Covid-19. As pessoas infectadas podem apresentar dores no corpo, na garganta e diarreia. Para se prevenir contra a doença é recomendado higienizar as mãos com frequência, com água e sabão ou álcool gel, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, com lenço descartável ou antebraço, não compartilhar utensílios pessoais como copos e talheres e evitar tocar nos olhos, nariz e boca.