28/03/2020 às 12h50min - Atualizada em 28/03/2020 às 12h50min

Casa de Saúde do Rio Maina começa a ser reformada para atender pacientes com coronavírus

Equipe da Prefeitura Municipal visitou o local na manhã deste sábado

Rafaela Custódio - 87 NEWS
Engeplus
Fabrício Júnior

Criciúma receberá em alguns dias mais um espaço destinado para pacientes com coronavírus (Covid-19). O município já possui três Centros de Triagem - na área Central, no bairro Boa Vista e no Hospital Materno Infantil de Santa Catarina (HMISC) - e, agora, a Casa de Saúde do Distrito do Rio Maina começará a ser reformada ainda neste sábado, dia 28, para atender pessoas contaminadas com o novo vírus. 

As equipes das Secretarias de Saúde e Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana estiveram na Casa na manhã desta sábado e avaliaram o local. Segundo o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, uma reforma será realizada no local ainda na tarde de hoje. 

“Estamos preparando o ambiente e, por isso, estamos com a equipe da Prefeitura de Criciúma, com a parte técnica da Saúde e construção civil. Neste sábado, já vamos começar a mexer no telhado e vamos preparar o hospital que tem quase 200 leitos. O local servirá de retaguarda para as pessoas contaminadas de isolamento e também, se necessário, da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Estamos deixando o hospital em condições para atender pessoas que forem contaminadas. O que temos na área Central não dará conta”, afirma. 

Salvaro explica que diversos serviços precisarão ser feitos na Casa de Saúde do Rio Maina. “Há anos que o hospital está fechado e vamos começar pelo forro. Vamos por ar condicionado em todos os quartos. Ficará um ambiente preparado para as pessoas que forem contaminadas”, pontua. 

O chefe do Poder Executivo de Criciúma ainda ressalta que o pico de casos será entre os dias 10 e 15 de abril. “Não sou médico e nem cientista, mas os especialistas apontam que o pico será entre os dias 10 e 15 de abril. Será nesse período que vamos precisar de leitos. Nós vamos deixar isso tudo pronto e torcendo para que não precisemos usar, e peço que as pessoas fiquem em casa”, finaliza. 

Central telefônica               

Uma central telefônica também foi disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde para repassar orientações sobre o novo coronavírus aos criciumenses. As pessoas que apresentarem sintomas da doença podem entrar em contato também pelo número (48) 3431-0431. 

Sintomas e prevenção do Covid-19:

Febre, tosse e dificuldade para respirar são os sintomas mais comuns de Covid-19. As pessoas infectadas podem apresentar dores no corpo, na garganta e diarreia. Para se prevenir contra a doença é recomendado higienizar as mãos com frequência, com água e sabão ou álcool gel, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, com lenço descartável ou antebraço, não compartilhar utensílios pessoais como copos e talheres e evitar tocar nos olhos, nariz e boca.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp