26/03/2020 às 12h22min - Atualizada em 26/03/2020 às 12h22min

Homem de 86 anos que morreu por coronavírus em SC estava em asilo de Antônio Carlos com outros idosos

Paciente morreu nesta quarta-feira, em São José. Todos os moradores da casa de repouso farão o teste para verificar se foram infectados pelo vírus

Guilherme Simon - 87 News
NSC TOTAL

Primeiro paciente a morrer vítima de coronavírus em Santa Catarina, o homem de 86 anos que faleceu nesta quarta-feira em São José, na Grande Florianópolis, tinha dado entrada no hospital na segunda-feira (23), dois dias antes de morrer. Ele estava com a saúde debilitada, com piora no quadro geral nos últimos dois meses, informou a Secretaria do Estado de Saúde.

Conforme a prefeitura de Antonio Carlos, na Grande Florianópolis, o idoso foi levado para uma casa de repouso localizada no munocípio no dia 18 de março, trazido por seu filho. Ele havia sofrido uma queda duas semanas antes e apresentava fraturas, anemia e infecção urinária, bem como histórico de Parkinson. Na segunda-feira, dia 23, começou a ter hipotermia e hipertensão e foi levado pelo sendo Samu ao Hospital Regional de São José, onde veio a falecer.

 

Além disso, segundo a Secretaria de Saúde, o paciente vinha apresentando há dois meses uma piora do estado de saúde, com inapetência progressiva (recusa à alimentação) e aumento do grau de dependência para realização de tarefas diárias. De acordo com os boletins médicos, ele não tinha histórico de febre e tosse.

As amostras para testagem da Covid-19 foram colhidas no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em função da característica do quadro. O teste confirmou a presença de coronavírus SARS-CoV2. O paciente foi mantido em isolamento respiratório, mas morreu na quarta-feira.

Ainda na segunda-feira, dia 23, a Vigilância Sanitária do Município, com o acompanhamento da Polícia Militar, visitou a casa de repouso para verificar o Cumprimento da Nota Técnica 004/2020/DIVS que trata do enfrentamento do coronavírus. Durante a ação foi observado o uso dos equipamentos de proteção individual pelos profissionais e foi orientado aos responsáveis intensificar o treinamento para manejo de possíveis residentes com suspeita de coronavírus. Verificou-se um estoque mínimo de EPIs e a dificuldade de compra-los, mesma dificuldade encontrada pelos serviços públicos de saúde.

Todos serão submetidos ao teste do coronavírus

A casa de repouso atualmente possui 28 residentes idosos e 29 profissionais. Será feita coleta para Covid-19 em todos os profissionais pela Vigilância Epidemiológica do município, com o apoio técnico do serviço Vigilância Epidemiológica.

O óbito foi comunicado oficialmente pelo governador Carlos Moisés no Twitter às 23h59min de quarta. ''Notícia triste: hoje perdemos o primeiro catarinense para o coronavírus. Paciente masculino, de 86 anos, faleceu em São José. Deus nos abençoe e proteja e console a família'', escreveu Moisés.

Na manhã desta quinta, o governador gravou vídeo onde voltou a lamentar a primeira morte pela doença no Estado e também reforçou o pedido para que a população continue evitando sair de casa.
 

 

Casos confirmados em SC

Até o momento, Santa Catarina registra 122 pessoas casos confirmados de coronavírus, segundo a última atualização da Secretaria de Saúde, feita na noite desta quarta-feira. Seis estão em Unidade Intensiva de Tratamento (UTI). São 325 casos suspeitos. Entre os pacientes, 53% são mulheres. Há pacientes confirmados em 28 municípios de SC.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp