O município de Criciúma confirmou na manhã desta segunda-feira, dia 23, que seguem os nove pacientes com coronavírus na cidade. Mas 23 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) aguardam os exames do Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN). Além disso, mais 30 pessoas realizaram testes na Unimed e também aguardam os resultados.
Segundo o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, a Capital do Carvão possui nove casos confirmados, mas a cidade contém mais pessoas infectadas com o vírus. “Com certeza existem muito mais casos confirmados. A única forma é o isolamento e esse isolamento continuará por muitos dias. Estamos estudando maneiras de realizar testes e exames e o prefeito Clésio Salvaro autorizou a comprar mil testes rápidos. Um exame que em 10 minutos sai o resultado, porém esse exame é realizado apenas após cinco dias de manifestação da doença e será para os servidores da saúde no primeiro momento”, explica.
O secretário ainda frisou que a região possui a transmissão comunitária que é uma modalidade de circulação na qual as autoridades de saúde não conseguem mais rastrear o primeiro paciente que originou as cadeias de infecção, ou quando esta já envolve mais de cinco gerações de pessoas.
“Só será feito os exames e coletas em pessoas que estiverem internadas. A situação é de muito cuidado e hoje estamos aguardando os exames em Criciúma de 23 pacientes e da Unimed que fizeram particular são 30 pessoas. Pedimos o isolamento total”, pontua.
Nesse domingo, dia 22, iniciou o processo de desinfestação e higienização de hospitais, Centros de Triagens, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Próspera, ruas e ambientes com grande fluxo de pessoas. Esta medida será realizada diariamente no município.