O avanço do coronavírus no Brasil tem feito as empresas da região que atuam na área de tecnologia a reagirem com planos de contingência emergenciais.
Entre as medidas adotadas está o home office para colaboradores, ou seja, trabalhar a partir de uma estação de computador na própria residência.
A grande maioria das empresas está ciente da gravidade da doença e de quão rápida é sua transmissão e institucionalizou a modalidade de home office. Eventos e viagens, tanto nacionais e internacionais, foram suspensos, por enquanto.
Fornecedoras de tecnologia também têm liberado ferramentas de videoconferência e produtividade de forma gratuita. Google, Microsoft e Zoom, por exemplo, estão se organizando para atender às necessidades dos usuários existentes e comportar a nova demanda gerada pelo pico de uso das suas soluções. A Cisco também ofereceu licenças gratuitas para o Webex para lidar com o coronavírus.
Na região, o Portal 87 News fez um levantamento e constatou que várias empresas de tecnologia adotaram ou estão se preparando para adotar o home office, dentre elas a Betha Sistemas, Thompson Reuters, Dominio Sistemas, EMA Software, WebMais Sistemas, TW Sistemas, SistemaInfo e a Portabilis.