O número de casos suspeitos de coronavírus vem aumentando gradativamente em Criciúma. A nova atualização da Secretaria de Saúde consta um total de 34 quadros sob análise e outros sete descartados. Se você identificou sintomas da doença, conheça o protocolo para ser seguido.
O primeiro passo é entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa, isto pode ser por telefone ou visitando o espaço físico. Neste local, você encontrará profissionais preparados para fazer um balanço do quadro e identificar a necessidade de encaminhamento para o Centro de Triagem - com previsão para abrir na próxima segunda-feira, dia 23, onde funcionava a UBS do Centro.
Disque-informação
Na tarde desta terça-feira, dia 17, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, e o secretário de Saúde, Acélio Casagrande, participaram de uma entrevista coletiva para esclarecer o cenário vivido em Criciúma. Casagrande explicou que em breve será disponibilizado um telefone de contato onde a população poderá sanar dúvidas.
“Todas as Unidades de Saúde tem profissionais preparados. Primeiro a pessoa tem que ir na unidade, depois se deslocar para o Centro de Triagem. Quem tem dúvida sobre onde ser atendido, pode ligar no número (que será divulgado) para descobrir onde deve ir”, afirmou.
Quem pode fazer o exame?
Durante a coletiva, foi explicado o procedimento para a realização de testes de coronavírus. Devem fazer o exame pessoas enquadradas no protocolo do Ministério da Saúde, que são pacientes que estiveram recentemente em cidades ou países que já possuem circulação do vírus ou que tiveram contato com estas pessoas.
“O Centro de Triagem vai recever muitas pessoas com sintomas, mas não é para toda a população ir naquele local. É um Centro que interage com o Hospital São José. Conversamos com laboratórios para fazer coleta dentro do local, também teremos telefones para que a população possa tirar dúvidas”, explicou.
Lembrando que os principais sintomas de coronavírus são: tosse, febre e falta de ar.