16/03/2020 às 22h31min - Atualizada em 16/03/2020 às 22h31min

Alimentação saudável x Coronavírus: como fortalecer o sistema imunológico?

Natan Torquato - 87 News
Assessoria de Imprensa S.R. Mampituba
Na última semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou estado de pandemia do novo coronavírus. Nesta situação, surge a dúvida: quais alimentos podem fortalecer nosso sistema imunológico? A nutricionista Jaqueline Cornélius, que atende na Sociedade Recreativa Mampituba, esclarece as medidas que podem auxiliar o sistema imunológico, através de uma alimentação balanceada.
 
"Podemos tomar uma série de precauções e cuidados para fortalecer o sistema de defesa do nosso organismo. Optar por uma alimentação saudável e mais natural é uma delas. Devemos evitar o consumo alimentos industrializados e ultraprocessados, porque esses produtos podem contribuir para o crescimento de bactérias patogênicas que prejudicam a absorção das vitaminas e minerais", esclareceu a profissional.
 
Segundo a nutricionista, alguns alimentos podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico. Destaque para as frutas cítricas, vegetais verdes escuros, alimentos ricos em zinco, peixes de águas profundas, probióticos e prebióticos. "Frutas e vegetais no geral contam com uma pluralidade de vitaminas do complexo B. Além disso, colaboram para a saúde intestinal", disse.
 
Uma alimentação balanceada depende do equilíbrio de proteínas, gorduras, carboidratos, antioxidantes, vitaminas e fibras. É importante consultar uma nutricionista para a definição de um plano alimentar personalizado. "Além da alimentação, para manter o sistema imunológico fortalecido, é importante praticar atividades físicas regularmente e manter a hidratação. O ideal é ingerir dois a três litros de água por dia", recomendou Jaqueline.
 
Não esqueça:

-Para prevenir o contágio é importante manter a mãos higienizadas com água e sabão ou com álcool em gel;

-Evite tocar os olhos, nariz e a boca;

-Mantenha-se distante de pessoas que estejam tossindo ou espirrando, já que a transmissão do coronavírus e outras infecções virais, se dá pelo contato de gotículas de saliva e secreção;

 
-O uso de máscaras é recomendado para pessoas com infecções virais ou profissionais da saúde.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp