09/03/2020 às 15h49min - Atualizada em 09/03/2020 às 15h49min

Terrenos baldios causam problemas à moradores de Cocal do Sul

Veja o que fazer nestes casos

- 87 News
Divulgação

O Portal 87 News recebeu na última semana, várias reclamações de terrenos baldios em vários pontos da cidade, que estão abandonados, com o mato crescendo e causando problemas aos moradores circunvizinhos.

Terreno baldio é sinônimo de problemas, a própria população joga lixo que favorece o surgimento de doenças como a dengue. Outro problema é a questão de segurança, pois terrenos baldios facilitama ocultação de produtos de furtos e roubos, devido ao matagal que cresce devido a falta de manutenção.

Os principais problemas que podem ser encontrados em terrenos baldio são:

Acúmulo de lixo. Muitos terrenos acabam virando depósito de lixo, o que é um absurdo em termos higiênico e sanitários.

Mato alto. O mato alto é outro problema comum, especialmente no período do verão onde as muitas chuvas contribuem para o crescimento das plantas e ervas daninha.

Uso coletivo para fins indevido. Não são incomuns as pessoas usarem terrenos baldios para consumo de drogas, prática sexual e outras atividades indevidas.

Animais peçonhentos. Com a sujeira, mato alto e a falta de higiene é comum aparecerem os animais peçonhentos, moscas e outros tipos de animais que podem transmitir doenças como o mosquito da dengue (se houver objetos para acúmulo de água), entre outros.

Providências, de quem cobrar?

A responsabilidade pela manutenção e conservação de terrenos é exclusiva do proprietário, que deve prover o fechamento do terreno com muro e cuidar da limpeza interna dele. Quando este não exerce sua responsabilidade, o melhor caminho é notificar a prefeitura que tomará as ações cabíveis no sentido de multar e obrigar o proprietário a cuidar do terreno.

Fiscalização

Cabe aos vizinhos e pessoas interessadas observar qualquer irregularidade em terreno baldio próximo de sua casa ou ambiente de trabalho e notificar a prefeitura para que esta tome as devidas providências, através dos setores responsáveis pela fiscalização. Caso a prefeitura não tome qualquer medida, a reclamação deve ser encaminhada ao Ministério Público que acionara os órgãos competentes para resolução do problema.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp