22/02/2020 às 14h51min - Atualizada em 22/02/2020 às 14h51min
Moradores protestam conta mau cheiro em Cocal do Sul
- 87 News
Divulgação/Facebook Moradores do bairro Vila Nova, loteamentos e bairros vizinhos, fizeram na manhã deste sábado (22) um ato de protesto na Rodovia SC 108, com o intuito de chamar a atenção das autoridades municipais, acerca de um problema que vem se arrastando há alguns meses. Os moradores reclamam do mau cheiro que está tomando conta do bairro, não só Vila Nova, mas também Angelo Guollo e Rio Galo.
De posse de cartazes e com máscaras nos rostos, os moradores chegaram a parar o trânsito por alguns minutos, de forma pacífica, para expressar a indignação com a situação. Alguns moradores reclamaram de alergias e problemas respiratórios causados pelo mau cheiro, como dores de cabeça, náuseas e vômitos, além do fato de que uma criança teria sido hospitalizada em decorrência do forte cheiro.
Segundo os moradores, o mau cheiro estaria sendo proveniente de uma empresa de reciclagem de materiais, que fica localizada nas imediações do bairro, porém ainda não foi confirmada a origem do mau cheiro, que persiste na localidade.
No dia 05 de fevereiro, uma reunião foi realizada na Associação de Moradores do Bairro Vila Nova, com autoridades municipais, vigilância sanitária, FUNDAC e, inclusive, com a presença de representantes da referida empresa que emitiu uma nota acerca dos fatos.
A Ecofaq, empresa gerenciadora de resíduos ambientais,estabelecida na localidade do Bairro Gallo, Cidade de Cocal do Sul, desde 01 de agosto de 2010, vem a público esclarecer alguns fatos relacionados à empresa, que estão repercutindo nas redes sociais.
Informamos que, em razão da atividade desenvolvida pela Ecofaq, sofremos severas e constantes fiscalizações dos órgãos ambientais, tanto municipal quanto estadual, que exigem, periodicamente, coleta de amostras, realização de análises e apresentação de relatórios, procurando verificar a adequação dos resíduos às rígidas normas ambientais vigentes.
As coletas de amostras são realizadas não só na área física da empresa, mas também na rede fluvial e nos corpos e cursos d'água no entorno do estabelecimento, e estas análises são periodicamente submetidas à fiscalização dos órgãos ambientais.
Apesar de sua correta adequação à legislação ambiental, a Ecofaq está empenhada em identificar, com o auxílio da comunidade em que está inserida e dos órgãos de fiscalização ambiental, a causa das reclamações a respeito do mau cheiro que atinge a localidade de Vila Nova, Cocal do Sul.
Na noite de 05 de fevereiro, foi realizada uma reunião entre a comunidade e a Ecofaq, onde foi amplamente explicado à comunidade o funcionamento e o processo de tratamento de efluentes recebidos pela empresa.
Deram suporte à esta reunião engenheiros e técnicos ligados à área do meio ambiente e saneamento urbano.
Participaram desta reunião o SAMAE e a FUNDAC, bem como vereadores e secretários municipais.
De forma conjunta, comunidade, empresa e órgãos públicos estão empenhados em resolver a situação, cada um dentro do que lhe cabe.
Medidas já foram tomadas para amenizar a situação, como o desentupimento da rede pluvial, através de ação do SAMAE,
Amostras foram coletadas e estão em fase de análise para procurar detectar a origem do problema.
Com resultados destas análises em mãos, todos os envolvidos serão comunicados e atitudes serão tomadas de forma mais direta e direcionada.
A Ecofaq ressalta seu compromisso com a comunidade na qual está inserida, agradece o empenho e o comprometimento de todos os envolvidos e espera que as ações adotadas por todos culmine na resolução do problema enfrentado pelos moradores destas localidades.