19/02/2020 às 09h21min - Atualizada em 19/02/2020 às 09h21min

Adequação de recuo em obra é realizado pela prefeitura de Cocal do Sul

- 87 News
A Prefeitura de Cocal do Sul, através da Secretaria de Obras, realizou a adequação do recuo de contenção da obra de repaginação da praça Octácilio Galli, localizada em frente ao supermercado Bistek.

A reportagem do 87 News chamou atenção para o problema que estava acontecendo no local, onde os pedestres para poderem utilizar a faixa de pedestre para atravessar a rua, tinham que andar por sobre a via, por alguns metros, em situação de risco. 

Na manhã de segunda-feira (17), a empresa responsável pela obra, realizou o recuo da contenção, proporcionando aos pedestres mais segurança para atravessar a rua. Embora alguns leitores contestaram a necessidade do recuo, é importante salientar que a travessia de ruas e rodovias por pedestres, devem ser feitas pelas faixas de pedestre, pois segundo a legislação vigente, os veículos são obrigados a dar preferência ao pedestre que estiver na faixa de segurança. Atravessar fora da faixa constitui infração de trânsito imposta ao pedestre, além de risco a integridade física.

De acordo com o artigo 254 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atravessar fora da faixa é considerado infração leve e uma multa pode ser aplicada. No entanto, a aplicação de penalidades aos pedestres desrespeitosos não é comum.

Talvez este seja o principal motivo pelo qual tantos acidentes são provocados por pedestres que atravessam em local impróprio. O comportamento do brasileiro ainda não foi educado para cobrar a responsabilidade do pedestre, que muitas vezes prefere ignorar a faixa e passarelas para atravessar no meio de rodovias movimentadas sem nenhuma segurança.

É importante lembrar que a faixa de pedestre garante segurança e prioridade ao pedestre ao atravessar uma via. Sendo que o motorista passa a ter obrigação de parar enquanto espera a conclusão da travessia. Se o pedestre estiver fora da faixa, a prioridade é do motorista, o que faz com que a pessoa assuma os riscos de sofrer um atropelamento e de causar sérios acidentes.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp