13/02/2020 às 14h05min - Atualizada em 13/02/2020 às 14h05min

Sábado (15) é dia D da Campanha de vacinação contra o Sarampo

- 87 News
Assessoria de Imprensa Prefeitura Cocal do Sul
Neste sábado (15), a Secretaria de Saúde de Cocal do Sul estará mobilizada para a realização do Dia D da Campanha de Vacinação contra o Sarampo. A vacina estará disponível na Unidade Central, das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia, e atenderá às pessoas com idade entre 6 meses e 49 anos.
 
Conforme a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Gilmara Viel as equipes das unidades de saúde do município estão observando as carteirinhas nessa faixa etária de pacientes. Aqueles que não tiverem terão que receber a dose. “Essa ação é importante para resgatar a população suscetível e interromper a circulação do vírus no Estado. O sarampo é uma doença respiratória que pode causar complicações, como pneumonia, e, em casos mais graves, levar à morte”, afirma. 
 
A transmissão do Sarampo ocorre de pessoa para pessoa por secreções expelidas na tosse, no espirrar ou na fala. O vírus pode permanecer no ambiente por até duas horas. Os sintomas são febre alta, coriza, tosse, olhos avermelhados e manchas vermelhas.
 
A vacina vai até o dia 13 de março nas unidades de saúde. De acordo com o boletim da Dive-SC, Santa Catarina teve 319 casos de sarampo entre 2019 e 2020, até 25 de janeiro. No estado, 39 municípios registraram casos da doença. A maioria dos pacientes tem entre 15 e 39 anos. Os municípios com mais casos de sarampo são Joinville (138), Florianópolis (46), Concórdia (18), Porto União (15) e Jaraguá do Sul (14).
 
Quem precisa tomar a vacina?
  

Para as crianças, o esquema de doses é:
 
- 6 meses de vida: dose zero
- 1 ano de idade: primeira dose
- 1 ano e 3 meses: segunda dose 
 
Quem não tomou essas doses ou não ter certeza se já está vacinado, o que esquema é:
 
- Até 29 anos de idade: a pessoa precisa ter duas doses
- de 30 a 49 anos de idade: a pessoa precisa ter uma dose

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp