A pesquisa de doutorado da coordenadora do curso de Nutrição das Faculdades Esucri, professora Dra. Pricila Ávila, foi publicada nesta semana em uma importante revista internacional da área de nutrição, a Nutrition. Com o título ‘Protective effects of fecal microbiota transplantation in sepsis are independent of the modulation of the intestinal flora’, o trabalho teve como objetivo investigar os efeitos protetores dos probióticos e do transplante fecal sobre a inflamação e os radicais livres no intestino na sepse.
De acordo com Pricila, a sepse é uma síndrome que afeta principalmente pacientes hospitalizados, representando uma importante taxa de internação hospitalar, sendo a principal causa de morte em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no mundo. Resultados preliminares dessa pesquisa já haviam sido apresentadas pela professora no ‘Symposium Sepsis’ de 2017, no Institut Pasteur na cidade de Paris, na França.
A pesquisa publicada destaca que a compreensão de como a microbiota intestinal pode afetar a saúde ainda não é totalmente conhecida. “O tratamento com probióticos e transplante fecal poderá trazer benefícios imunomodulatórios adicionais ao tratamento medicamentoso. Isso pode, no futuro, vir a ser uma opção de abordagem adicional ao manejo terapêutico de pacientes com sepse”, comenta Pricila.