Os hospitais Nereu Ramos e Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, foram habilitados e já estão preparados para atender possíveis pacientes que eventualmente estejam contaminadas pelo coronavírus, em Santa Catarina.
As informações foram divulgadas pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira (29). A pasta compartilhou uma lista das 46 unidades de saúde habilitadas para prestar o atendimento.
Pelo menos 15 hospitais da lista estão localizados no Espírito Santo. Roraima é o único estado sem hospital habilitado.
Primeiro atendimento será feito normalmente
Conforme a Secretaria de Saúde, o atendimento seguirá os protocolos internacionais da OMS (Organização Mundial da Saúde). O primeiro atendimento, no caso de suspeita, será feito normalmente pelas unidades de saúde, incluindo postos de saúde e/ou policlínicas. Os sintomas do coronavírus são semelhantes ao de uma gripe comum.
A pasta informou que passará a divulgar boletins diários sobre a situação do vírus no Estado. Nesta semana, o secretário da saúde Helton de Souza Zeferino realizou reuniões com os funcionários da Secretaria. Agora, Zeferino se reunirá com os representantes do município.
Conforme a pasta, o objetivo é acertar detalhes do plano de contingência para o enfrentamento do coronavírus.
A primeira notificação ocorreu em 31 de dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na China, sendo que a primeira vítima do coronavírus foi um chinês de 61 anos.
Conforme a Secretária de Saúde da Estado, o nome do vírus é devido ao seu formato de coroa. Um estudo indica que o coronavírus foi transmitido ao homem pela cobra.
Formas de transmissão