A disseminação de pessoa a pessoa do novo coronavírus em três países —Alemanha, Vietnã e Japão— é preocupante e será considerada por especialistas reunidos para decidirem se declaram uma emergência global de saúde, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse em entrevista coletiva em Genebra, após voltar da China ao comentar a reunião que teve com o presidente chinês, Xi Jinping: “Fiquei bastante encorajado e impressionado pelo conhecimento detalhado do presidente sobre o surto e seu envolvimento pessoal, isso para mim é realmente liderança”.
Tedros, indagado sobre a equipe internacional que será enviada à China após acordo com o país asiático, disse que o grupo será composto por funcionários da OMS e que os países devem fazer “acertos bilaterais” para enviarem seus próprios especialistas. Ele disse que gostaria de reformar o sistema atual para declarar emergências internacionais para que tenham um sistema de três fases.