Está prevista para o dia 7 de fevereiro a chegada de um navio chinês no porto de Imbituba. No site da SCPAR, empresa que administra o porto, indica que o navio vem da cidade de Qingdao, da província de Shandong, que fica a mil quilômetros de Wuhan, epicentro do coronavírus na China.
O navio está carregado de minério de ferro e saiu do porto de Qingdao no começo de janeiro. As autoridades da província de Shandong dizem que não há motivo para pânico e está tomando todas as medidas de prevenção. A cidade portuária não registrou nenhum caso suspeito de coronavírus.
Três das maiores cidades da província, entre elas Qingdao, não recebem ônibus que vêm de cidades distantes como Wuhan.
No porto de Imbituba, todas as medidas de prevenção também estão sendo tomadas. De acordo com o gerente de operações Arsiteu Cavalca, disse que a Anvisa tem um posto permanente no porto e já tem um plano de segurança.
Como de rotina, quando um navio está para chegar no porto tem um profissional chamado de prático, que faz toda inspeção para saber em quais condições o navio chegou e como estão os tripulantes.
Assim que atraca no porto, o navio passa pela inspeção da Anvisa, nenhum tripulante desce da embarcação e nenhum operador do porto pode subir.
"Desta vez será tudo igual, com a diferença de que o prático entrará no navio com equipamentos de proteção para precaução", disse Aristeu.
O gerente de operações também disse que há comunicação constante com a tripulação e que está tudo dentro da normalidade.