23/01/2020 às 06h32min - Atualizada em 23/01/2020 às 06h32min

Ciclone Kurumim: Defesa alerta para risco de enxurradas, ventos e onda forte em SC

Ciclone vem ao encontro de sistema de alta pressão formado no litoral gaúcho, provocando ondas e ventos fortes no litoral catarinense

- 87 News
ND Mais

O encontro de dois sistemas, de alta e baixa pressão (chamado de ciclone Kurumim), deve influenciar o tempo em todo o litoral catarinense a partir da manha de hoje, quinta-feira (23). Devem ser registradas ondas e ventos fortes na porção litorânea.

Conforme a Defesa Civil de Santa Catarina, o transporte de umidade deve ocasionar ainda chuvas volumosas com o risco de enxurradas, deslizamentos e alagamentos no litoral. A previsão é que tempo normalize a partir da madrugada de sábado (25).

ciclone Kurumim, com características subtropicais, está em formação no litoral paulista desde a manhã de ontem, quarta-feira (22). Entretanto ele atinge o litoral catarinense a partir da manhã desta quinta-feira (23). Conforme Clovis Correa, meteorologista da Epagri/Ciram, o fenômeno vem ao encontro de um sistema de alta pressão, formado no litoral do Rio Grande do Sul.

A diferença de pressão gerada no encontro entre os dois sistemas cria um “corredor de eventos”, explica Correa, sendo responsável principalmente pelos ventos fortes que atingirão a região. No período, as rajadas de vento poderão ultrapassar os 80km/h em alto mar. Já na costa, as rajadas de vento mais fortes devem atingir os 50km/h, afirma o meteorologista.

As ondas devem alcançar até dois metros e meio. Já na sexta-feira, as maiores ondas devem chegar a picos de três até três metros e meio, prevê Correa.

Conforme a Defesa Civil, está previsto chuva significativa para a porção leste do Estado, com destaque para a Grande Florianópolis, Litoral Sul e áreas de fronteira com o Planalto Sul.

As autoridades alertam os pescadores que usam embarcações de pequeno e médio porte. Além disso, a orientação é que se evite pescar ou realizar qualquer pratica em alto mar durante o período de formação e passagem do ciclone.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp