07/01/2020 às 10h32min - Atualizada em 07/01/2020 às 10h32min

Verão: principais cuidados com a estação mais quente do ano

Vários cuidados temos que ter com o forte calor do Verão

Redação - 87 NEWS
 A  estação verão chegou, com isso devemos ter alguns cuidados que devemos ter no verão especiais com nossa saúde para manter nossa qualidade de vida, principalmente as pessoas idosas.
 

Cada indivíduo reage de maneira diferente ao calor, no caso dos idosos eles apresentam menor capacidade de se adaptar à elevação dos termômetros devido ao processo de envelhecimento. Entre as alterações no organismo que ocorrem com o envelhecimento, destaca-se a redução da sensação de sede; bem como na percepção do calor e na capacidade de eliminar o calor do corpo (termólise), o que justifica a necessidade de maior atenção à saúde para evitar problemas como a desidratação e hipertermia.

A hipertermia também denominada popularmente como insolação ocorre quando a temperatura do corpo fica acima do normal. Os sintomas de alerta são contraturas musculares, náuseas, vômitos, dor de cabeça, fraqueza, tonturas ou até convulsões.

Os sinais clássicos de complicações do calor como a desidratação são lábios e língua secos e diminuição da quantidade de urina. Podem também ocorrer alterações de comportamento (agitação ou apatia; confusão mental), dor de cabeça, tonturas, fadiga e mal-estar.

As recomendações são mover a pessoa para um lugar fresco, de preferência com ar condicionado; deitá-la para que repouse e remover roupas apertadas e desconfortáveis; oferecer água se a pessoa estiver consciente e procurar imediatamente ajuda médica.

Porém podemos evitar essas complicações no verão, tendo alguns cuidados durante esse período, como:

• Beber grande quantidade de água mesmo que não tenha sede, pois a sede já é um sinal desidratação do nosso organismo (o ideal é consumir no mínimo 2 litros ao longo do dia).

• Procurar abrigo em lugares cobertos e arejados ou em áreas que possuam ar condicionado.

• Vestir-se com roupas leves, frescas, como as de algodão e cor clara. Óculos de sol e bonés também são aliados na proteção do corpo contra o sol.

• Evitar atividades físicas extenuante na parte mais quente do dia (entre as 10 da manhã e às 16 horas) – em especial a prática de esportes ao ar livre neste período

• Usar filtro solar e tomar banhos mais frios.

• Evite tomar cafeína e álcool, pois são bebidas que contribuem para desidratação.

• Preferir as frutas, verduras e legumes nas refeições, pois são fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem alimentos mais refrescantes. Sorvetes também devem ser lembrados neste período.

• Alimentar-se com uma frequência de 3h em 3h.

• Lavar e armazenar os alimentos de forma adequada para evitar intoxicação alimentar que é muito comum no verão.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp