Os Soft Skills são habilidades que um profissional de Tecnologia da Informação (T.I.) deve ter e aprimorar a cada dia, a fim de estar preparado para o mercado de trabalho e as constantes mudanças do setor. Cada vez mais empresas estão percebendo que precisam de perfis que vão muito além da técnica, os chamados Hard Skills. Desta forma, o curso de Sistemas de Informação das Faculdades Esucri prepara seus acadêmicos com essas competências.
As capacidades desenvolvidas em sala de aula por meio dos Soft Skills são a flexibilidade, a adaptação às mudanças, a resiliência, e superação das adversidades. Também são listados nesta competência a organização, a comunicação entre colegas de trabalho e clientes, os chamados usuários, a empatia, se colocar no lugar do outro, seja ele um colega de trabalho ou o próprio usuário, além de aceitar feedbacks, pois esta é a forma mais rápida de identificar pontos a melhorar.
Para o acadêmico da sexta fase do curso, Antônio Elias, a prática para resolução de problemas é um dos principais Soft Skills exercitados no curso. “Criamos projetos que nos motivam a buscar a solução de forma lógica. Exercitamos o soft skill de trabalhar em equipe nos projetos, trabalhos e artigos. Além de trabalhar com várias personas, desenvolvendo resiliência e maturidade para lidar com cada uma delas. Somos incentivados a pesquisar e desenvolver aplicações com novas tecnologias, aprendendo regras de negócio”, ressalta.
Antônio trabalha na área de suporte da EMA Software, uma das muitas empresas de desenvolvimento de software da região carbonífera que desenvolve competências de Soft Skills em seus colaboradores. “Quando comecei na empresa, o conhecimento adquirido no curso teve um enorme peso para minha contratação, os Soft Skills são usados diariamente no meu dia a dia da área”, afirma.
O profissional de T.I. tem a capacidade de visão com foco no negócio, trazendo retorno para si mesmo, para a equipe e para a empresa, tonando-se capaz de assumir lideranças e de ter autonomia com responsabilidade. “A gestão é voltada principalmente como Soft Skills de dinamismo, iniciativa e identificando oportunidades com a participação efetiva de seus colaboradores. É fundamental ao negócio, pois são os colaboradores que possuem contato direto com clientes e usuários dos softwares desenvolvidos na empresa”, comenta a gestora de Pessoas e de Conhecimento da EMA, Christine Manique.
“O foco em um aprendizado constante, com o gerenciamento do seu tempo e a colaboração do trabalho em equipe, por exemplo, são capacidades que são ampliadas durante a formação acadêmica. É uma das formas de preparação dos nossos acadêmicos para o mercado de trabalho. Aliar Hard Skills e Soft Skills é o diferencial do profissional de tecnologia, e o modelo de empresas da área”, conclui a coordenadora do curso de Sistemas de Informação, professora Andréia Ana Bernardini.