27/04/2023 às 16h52min - Atualizada em 28/04/2023 às 00h00min

Toffoli pede transferência para a Segunda Turma do STF

Vaga foi aberta com aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski. Colegiado é responsável pelo julgamento dos processos da Lava Jato.

Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2023-04/toffoli-pede-transferencia-para-segunda-turma-do-stf



O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), formalizou hoje (27) pedido para ser transferido da Segunda Turma da Corte, colegiado responsável pelo julgamento dos processos da Operação Lava Jato. A vaga no colegiado foi aberta com a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski.



A formalização da solicitação foi enviada à presidente do Supremo, ministra Rosa Weber. Atualmente, Toffoli faz parte da Primeira Turma. Se receber autorização para deixar o colegiado, o ministro vai atuar com os ministros Gilmar Mendes, Nunes Marques, André Mendonça e Edson Fachin.



Notícias relacionadas:

De acordo com o Supremo, a mudança de colegiado está prevista no regimento interno do tribunal, mas a troca vai depender do aval do integrante mais antigo, que tem preferência na escolha.



No dia 11 deste mês, Lewandowski se aposentou compulsoriamente ao completar 75 anos, idade limite para permanência no cargo.



Entre os cotados para substituir o ministro está o advogado Cristiano Zanin, que atuou como defensor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos processos da Lava Jato.




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2023-04/toffoli-pede-transferencia-para-segunda-turma-do-stf

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp