15/04/2023 às 17h17min - Atualizada em 16/04/2023 às 00h00min

Brasil acompanha com preocupação tentativa de tomada do poder no Sudão

Informação está em nota divulgada, neste sábado, pelo Itamaraty. Ofensiva partiu do grupo Forças de Apoio Rápido, que afirma ter assumido o controle do palácio presidencial e de aeroportos.

Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-04/brasil-acompanha-com-preocupacao-tentativa-de-tomada-do-poder-no-sudao

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou neste sábado (15) que o governo brasileiro acompanha com preocupação a eclosão de episódios de violência no Sudão, país africano que passa por uma tentativa de tomada de poder por grupo paramilitar.



A ofensiva partiu do grupo chamado Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês) que afirma ter assumido o controle, neste sábado, do palácio presidencial, da residência do chefe do Exército, do aeroporto internacional de Cartum (capital do país), além de aeroportos nas cidades de Merowe e El Obeid.



Na nota, o governo brasileiro expressou que reitera seu apoio às negociações políticas entre as lideranças sudanesas, com o objetivo de restabelecer governo civil de transição.



“O governo brasileiro exorta as partes à contenção e à cessação imediata dos combates. Reiteramos apoio aos esforços do Conselho de Segurança das Nações Unidas nesse sentido”, diz trecho da nota.



O Itamaraty disse ainda que o governo brasileiro acompanha com preocupação a eclosão de episódios de violência no país e que reitera seu apoio às negociações políticas entre as lideranças sudanesas, com o objetivo de restabelecer governo civil de transição.



O Itamaraty acrescentou que abriu um canal para atendimento aos brasileiros que estão no país. A comunidade brasileira no Sudão é composta por cerca de 15 nacionais, com os quais a Embaixada do Brasil em Cartum vem mantendo contato.



“O número de telefone/Whatsapp do plantão consular do Itamaraty permanece à disposição para cidadãos que necessitem de apoio naquele país: +55 61 98260-0610”, disse o Itamaraty.




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-04/brasil-acompanha-com-preocupacao-tentativa-de-tomada-do-poder-no-sudao

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp