23/03/2023 às 09h36min - Atualizada em 23/03/2023 às 09h36min
INAUGURAÇÃO LINHA DE TRANSMISSÃO 69KV: UM MARCO PARA A COOPERCOCAL
Esta é maior obra da cooperativa e teve investimento de R$ 15 milhões
Coopercocal
A Cooperativa Energética Cocal – Coopercocal inaugurou na manhã do último sábado (18) a sua nova Linha de Transmissão 69kV. O evento para entrega oficial da estrutura reuniu diretoria, autoridades, associados e colaboradores em ato solene que retratou a importância da obra para os associados e para o desenvolvimento da região.
A cerimônia foi aberta ao público e contou com a presença além do presidente Belha, Esteves Sorato Junior, secretário e Estado a Casa Civil; Fernando de Fáveri, prefeito de Cocal do Sul; Clésio Salvaro, prefeito de Criciúma; Volnei Weber, deputado estadual; Roseli Barbosa presidente da Câmara de vereadores de Cocal do Sul; Edson Flores da Cunha, presidente da Federação das Cooperativa de Eletrificação Rural de Santa Catarina (Fecoerusc), entre outros.
Para o presidente Altair Lorival de Mélo (Belha), a nova estrutura representa grande desenvolvimento econômico para os nove municípios atendidos pela cooperativa. “É um sentimento de dever cumprido. Iremos ter a partir de agora, energia em quantidade, qualidade e tarifa com menor preço, que é importante principalmente para os empresários”, comemora.
Detalhes da obra
Com investimento de R$ 15 milhões, a obra que durou mais dois anos, período em que os colaboradores e empreiteiros enfrentaram importantes desafios técnicos e geográficos, possui 10,8 quilômetros de extensão, partindo da subestação da Eletrosul de Siderópolis até a subestação da Coopercocal em Cocal do Sul. A maior parte do trajeto foi construído por vias públicas em áreas urbanas e rural o que facilita o processo de manutenção. A linha traz grandes benefícios para as comunidades pois ao se conectar diretamente na Eletrosul, não só fortalece o Sistema Interligado Nacional, mas também irá aumentar a capacidade de carga “A linha vai operar em 69kV e possui demanda total de até 90 megawatts. A demanda atual da cooperativa é de 21 megawatts, ou seja, vai garantir a oferta de energia por pelo menos, mais 40, 50 anos. Além disso é uma linha de transmissão altamente moderna, feita com postes de concreto entre 25 e 40 metros e somam mais de 40km de cabos condutores, para raios e fibra ótica”, explica o engenheiro Estefano Luiz Costa, responsável técnico da Coopercocal.
Toda a extensão da nova linha de transmissão também possui cabos de fibra ótica para que no futuro a cooperativa possa vir a oferecer internet de alta velocidade com um preço mais acessível aos associados.
“Este é um grande salto da cooperativa e do desenvolvimento de toda a nossa área de atuação. Metade do investimento feito nessa linha, vão retornar em economia, vão retornar aos nossos associados em forma de tarifa menor, e ainda mais desenvolvimento na nossa região, pois somos comprometidos com a melhoria da qualidade de vida dos nossos associados”, conclui Belha.
Confira no site www.balada.biz todas mais fotos do evento