17/03/2023 às 17h12min - Atualizada em 18/03/2023 às 00h00min

Brasil se projeta para energias renováveis

A maior parte do empresariado diz ter interesse em energias mais sustentáveis e o setor de hotelaria e hospedagem segue na esteira da agenda global de diminuir a pegada ecológica. Pousada do Mirante em MG é uma das iniciativas que exemplifica este horizonte

DINO
https://pousadadomirante.com/


As fontes de energias renováveis cumprem um papel essencial nos dias atuais, pois possibilitam que a indústria possa exercer funções com muito menos impacto ambiental, demanda essa que está em discussões nas mais diversas agendas governamentais. Na COP27, chamou-se atenção para a importância de se investir em energias limpas como meta do governo. Desse modo, a discussão sobre tal assunto assume contornos mais intensos e a sociedade civil deve pautar o tema de maneira mais ativa de acordo com o panorama global.

Sendo assim, a importância de se implementar nos mais diversos ramos da indústria energias limpas já pode ser visível na atualidade. De acordo com informações divulgadas pelo Ministério de Minas e Energia em 2020, no Brasil, 83% da energia produzida vem de fontes limpas como a produção hidrelétrica (63,8%), seguida da eólica (9,3%), biomassa e biogás (8,9%) e da solar centralizada (1,4%). Ou seja, o Brasil se encontra na vanguarda de produção de energias cada vez menos destrutivas, muito devido à abundância de recursos naturais no interior e nos litorais do país.

Ainda, de acordo com pesquisa do Sebrae de Goiás, mais de 60% dos empresários entrevistados mostraram interesse em investir em fontes renováveis. Destes, 47,5% devem investir em energia fotovoltaica. Esse é o caso, por exemplo, de Thiago Augusto, empresário dono da Pousada do Mirante, localizada em Lapinha da Serra (MG). 

Segundo Thiago, os benefícios da instalação de painéis solares como fonte de captação de energia fizeram com que a pegada ecológica diminuísse substancialmente, além dos custos de energia caírem de modo que isso influenciasse no preço dos serviços oferecidos também, pois a flutuação dos preços da convencional energia elétrica não é mais uma questão para o empresário.

“Desde que decidi implementar a energia solar off grid na Pousada do Mirante, tenho visto uma série de benefícios para o nosso negócio e para o meio ambiente. Ao invés de depender totalmente da energia da rede elétrica, agora temos nosso próprio sistema de energia solar que é capaz de abastecer toda a pousada”, afirma Thiago Augusto. 

O proprietário afirma que, além de considerar esta mudança crucial para a manutenção da natureza, fonte de renda muito forte para o turismo brasileiro, o dinheiro não gasto com contas elevadas de energia elétrica pode ser investido em outras melhorias para os clientes e preços mais acessíveis.

A Pousada do Mirante segue na esteira de uma agenda pautada por todo o globo, o turismo mundial. Segundo apontamentos da International Tourism Partnership, o setor de serviços de hotelaria e hospedagem deve ser crucial nesse desenvolvimento mais sustentável e sinaliza que o segmento deve reduzir em até 66% a emissão de carbono até 2030 e 90% até 2050. 

Website: https://pousadadomirante.com/



Website: https://pousadadomirante.com/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp